Alckmin anuncia novidades do Poupinha e assina financiamento de R$ 1,4 milhão com startup

Por Outro autor | 6/04/2017

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 5 de abril, novas funções da ferramenta de atendimento virtual do Poupatempo, o “Poupinha”. As novidades foram apresentadas no evento “Inteligência Artificial para facilitar a vida dos cidadãos”, que acontece no Campus São Paulo - espaço do Google para startups. Na oportunidade, Alckmin assinou contrato de financiamento da agência de fomento paulista Desenvolve SP, com a startup Nama, empresa responsável pela tecnologia usada no Poupatempo.

O atendente virtual do Poupatempo, que atende por meio de chat no portal do Poupatempo ou pelo Messenger, no Facebook, ganha agora esta segunda versão mais atualizada, que amplia sua capacidade de prestar informações aos cidadãos. O robô passa a ter maior capacidade de resposta para cidadãos que pedem informações sobre os serviços do Poupatempo. Além de fazer agendamentos, ele também vai tirar dúvidas sobre o serviço mais procurado no Poupatempo, a Carteira de Identidade (RG). Em breve passará a informar também sobre outros serviços como CNH e Atestado de Antecedentes.

“O Poupinha é inteligência artificial atendendo o Poupatempo. Ele fez, em 99 dias, 8,5 milhões de atendimentos. Estamos ganhando tempo, reduzindo custos e filas, atendendo com qualidade”, comentou Alckmin sobre a ferramenta. “Vamos ampliar este trabalho, procurando atender melhor a população, de maneira mais rápida e mais eficiente através de inteligência artificial”, disse.

As novas funções foram apresentadas no evento organizado pelo Google e pela Nama Inteligência Artificial, com participação do governo do Estado, onde foi discutido como a inovação em inteligência artificial pode diminuir a distância entre os cidadãos e os serviços públicos.

O governador Geraldo Alckmin destacou o que essa ferramenta só esta em uso graças ao Pitch Gov SP - convocação de empresas tecnológicas realizada em 2015, que viabilizou a parceria entre a Nama com o governo do Estado. O programa busca aproximar o poder público das soluções inovadoras e tecnológicas desenvolvidas por startups para questões de interesse público que melhorem a prestação de serviços ao cidadão. É a primeira ação do gênero realizada na América Latina e além da Nama, outras 11 empresas foram selecionadas e estão prestando serviços ao Estado de forma gratuita.

O Poupinha está em testes desde o final de dezembro de 2016 e já trocou mais de 8,3 milhões de mensagens em pouco mais de três meses. Foram mais de 540 mil chats pelo portal e pelo Facebook e mais de 217 mil agendamentos concluídos. A média de atendimentos é de 5,6 mil cidadãos por dia.

Atendendo com diálogos em linguagem natural, o robô chega a ser confundido com um atendente humano: ele já recebeu mais de 50,5 mil mensagens de "obrigado" e "Deus te abençoe".

Os testes com o Poupinha vão continuar até o dia 29 de junho, servindo como 'prova de conceito' do Convênio entre a Secretaria de Governo e a Nama para subsidiar a licitação que será aberta para contratar o serviço. O Poupatempo e a Prodesp estão preparando especificações para o edital de licitação que será aberto a todas as empresas interessadas, inclusive a Nama, que participa do desenvolvimento e testes.

Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa do governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 532 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel, que atendem mais de 180 mil cidadãos por dia.

Em 2016, o Poupatempo foi eleito pelo segundo ano consecutivo o ‘melhor serviço público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. A Prodesp, que administra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhor indústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revista Exame.

Desenvolve SP assina financiamento com startup
O governo do Estado de São Paulo, por meio da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, assinou financiamento para a Nama, startup paulista responsável por desenvolver o sistema de inteligência artificial inédito no país, que vem prestando atendimento aos usuários do Poupatempo. O valor do financiamento é de R$ 1,4 milhão.

Além do financiamento via Desenvolve SP, Alckmin comentou que a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) também patrocina projetos de tecnologia das startups. “A missão é inovação, é pesquisa, é desenvolvimento. É a vocação de São Paulo unir a iniciativa privada, universidades, pesquisadores e o governo em parques tecnológicos”, comentou. “Estamos com a Desenvolve SP, financiando, e com a Fapesp, repassando recursos a fundo perdido”, explicou o governador.

A linha de financiamento utilizada foi a Inovacred, da Finep, com taxa de 0,60% ao mês, e prazo de até oito anos para pagamento, que inclui dois anos de carência. “Apoiar a inovação é contribuir para o crescimento de São Paulo. Projetos como o da Nama são importantes não só para a empresa que tomou o financiamento, mas para toda a sociedade, que poderá contar com serviços públicos mais eficientes,” diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.

Uma das 12 classificadas no Pitch Gov.SP, programa estadual para atrair iniciativas inovadoras em busca de soluções voltadas à administração pública nas áreas de saúde, educação e facilidades ao cidadão, a Nama foi a primeira da lista a colocar sua solução em prática com o “Poupinha”, smartbot criado para ser o assistente virtual das 72 unidades do Poupatempo, no estado São Paulo.

Comentários