Coleta de pneus impacta meio ambiente, saúde e economia no Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 19/03/2017

Responsável por já ter recolhido no município, desde 2014, cerca de 2.200 toneladas de pneus velhos e objetos derivados de borracha usados, o Ecoponto, empresa parceira da Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, efetua a coleta desse material para encaminhá-lo à reciclagem, que dará origem à fabricação de outros produtos.

No local (rua Muni Steimberg, 140, Centro), moradores, borracharias, centros automotivos e empresas entregam pneus e emborrachados velhos, como tapetes de carros, solas de calçados, utensílios domésticos etc.

Depois de encaminhados para reciclagem, os pneus são triturados e processados, dando origem à matéria-prima de  diversos outros objetos como calçados, cadeiras, tapetes, vasos de plantas, calçadas emborrachadas, pisos de quadras esportivas, grama sintética, combustível para indústria de cimento, fabricação de asfalto-borracha e dutos de águas pluviais.

E essa atividade resulta ainda em impactos importantes ao meio ambiente e à saúde. A retirada dos pneus das ruas e terrenos da cidade evita o amontoamento de lixo, reduz as chances de enchentes e poluição do solo, inibe a extração de recursos naturais e contribui diretamente para a saúde pública, no combate de doenças como dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo do mosquito Aedes Aegypti, que se prolifera na água acumulada dentro dos pneus descartados de forma irregular.

Outra área favorecida é a economia. No ano passado, o setor industrial gerou investimentos de quase R$ 108 milhões com reciclagem, criando cerca de 1,2 mil empregos indiretos e cumprindo a legislação.

Com ampliação da consciência e responsabilidade industrial, a retirada dos pneus para preservação ambiental tornou-se prática crescente em vários municípios. A Reciclanip, entidade criada por empresas do ramo pneumático para coletar e dar destinação correta aos pneus inservíveis (que não têm utilidade), aponta que até 2016 já foram recolhidos cerca de 4 milhões de toneladas de pneus no País, desde o início do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, implantado em 1999 pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).

 

Comentários