Audiência pública de saúde teve ampla participação de público em Taboão da Serra

Por Outro autor | 6/03/2017

Moradores de vários bairros de Taboão da Serra foram prestigiar a audiência pública de prestação de contas da saúde ocorrida no dia 23, na Câmara de Taboão. Entre críticas, sugestões e alguns elogios o tema foi amplamente debatido. A secretaria de saúde de Taboão da Serra, Dra. Raquel Zaicaner apresentou os dados de atendimentos e investimentos no período e respondeu a perguntas da população e dos vereadores.

A audiência pública contou com a participação de dezenas de moradores e funcionários da saúde. O presidente da Comissão, Eduardo Nóbrega, festejou a participação popular. “Foi muito proveitosa, as pessoas vieram até aqui com suas reivindicações, isso é um exemplo de cidadania”.

Segundo a secretária, no ano passado a prefeitura de Taboão da Serra investiu aproximadamente 33% do orçamento do município em saúde, foram aplicados mais de R$ 142 milhões. “Temos uma grande expectativa para esse ano, vamos continuar com a reconstrução da saúde e melhorar o atendimento a população”, afirmou Raquel Zaicaner.

Entre as boas notícias, ela destacou a queda nos casos de Dengue na cidade, segundo ela, em 2017 não foi registrado nenhum caso em Taboão da Serra. Dra. Raquel também disse que a prefeitura está com concursos públicos abertos para a contratação de novos médicos em diversas especialidades.

Os vereadores questionaram a secretária e pediram informações sobre os investimentos que serão feitos neste ano. “Nós temos que exigir um atendimento mais humanizado, muitas vezes as maiores reclamações são em relação ao atendimento. Ninguém vai em uma unidade de saúde porque quer, vai porque está precisando, porque está fragilizado. O mínimo que se pode ter é um bom atendimento”, disse a vereadora Rita de Cássia.

Para Alex Bodinho a audiência foi muito proveitosa. “Essa é uma oportunidade de nós nos aprofundarmos nos números de atendimentos e nos investimentos que estão sendo feitos pela prefeitura. A notícia sobre a Dengue foi muito boa, existe uma campanha de conscientização muito grande e isso tem dado resultados”, afirmou.

Para Eduardo Nóbrega, presidente da Comissão, novas audiências serão marcadas nas próximas semanas para ampliar o debate sobre as questões da saúde. “Hoje foi importante pra gente ter acesso a esses dados, na próxima quero convidar os representantes da SPDM para que eles venham nos mostrar os investimentos e melhorias que estão sendo feitos nas unidades de urgência e emergência”.

Moradores e jornalistas puderam fazer perguntas e criticas diretamente para a secretária de saúde. Participaram da audiência pública os vereadores Eduardo Nóbrega, Alex Bodinho, Rita de Cássia, André Egydio, Ronaldo Onishi, Professor Moreira, Cido e Érica Franquini.

Comentários