Em Taboão da Serra, Secretarias de Educação e de Saúde renovam parceria

Por Outro autor | 9/02/2017

Pelo segundo ano consecutivo as Secretarias de Saúde e de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra se unem a fim de melhorar a qualidade dos serviços prestados aos moradores. A Reunião Intersetorial aconteceu na quarta-feira, 1 de fevereiro, no Cemur, e contou com a participação de diretores de escolas, creches, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Coordenadoria dos Direitos da Mulher.

À ocasião, os gestores da Saúde puderam conhecer os diretores das escolas e creches localizadas no entorno da unidade. Além de acompanhar duas palestras sobre os trabalhos desenvolvidos por ambas as pastas, os participantes apresentaram propostas para melhorias em questões de Saúde Pública, como combate à dengue, prevenção à violência e gravidez na adolescência.

O secretário de Educação, Prof. João Medeiros, apresentouparte do trabalho desenvolvido pela pasta, em especial, o que diz respeito à educação inclusiva.“Nosso principalobjetivo é melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade, tanto no campo da Saúde, quanto da Educação. Temos diversas escolas no entorno das UBSs e este diálogo precisa ser estabelecido ou aprofundado”, justificou Prof. João Medeiros.

Já a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, expôs os serviços e programas oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Taboão. A palestra abordou desde os documentos necessários para um atendimento em uma UBS a até a apresentação dos equipamentos de Saúde e especialidades disponíveis no município. A secretária citou ainda os programas de prevenção à gravidez precoce, Núcleo de Combate à Violência e Cultura de Paz, Jogo Elos, entre outros.

“Desde o mandato passado estamos construindo esta parceria entre Saúde e Educação. Saímos de um momento zero, em que ambas as Secretarias se olhavam com estranheza e desconfiança para construir esta relação. Falamos de formas diferentes, mas falamos para as mesmas pessoas. Tenho certeza que seremos muito bem sucedidos nesta parceria”, comentou Dra. Raquel Zaicaner.

Como símbolo deste elo, o secretário de Educação entregou à Dra. Raquel Zaicaner alguns trabalhos sobre combate a dengue feitos por alunos da Rede. Já a secretária de Saúde, por sua vez, ofertou ao Prof. João Medeiros, um guia com endereços e contatos dos equipamentos de Saúde da cidade. O mesmo material foi distribuído para os diretores de creches e escolas.

Comentários