Formatura da 2ª turma do PEQ em Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 19/10/2010

O prefeito Chico Brito participou da formatura da segunda turma do Programa Estadual de Qualificação (PEQ) ocorrido na quinta-feira, 7/10, na Escola Técnica Estadual (ETEC) de Embu das Artes. Durante a cerimônia, ele fez a entrega dos certificados de conclusão do curso de Informática Básica.

Livia Martins Arruda, diretora da ETEC Embu, parabenizou os alunos e expressou sua alegria em ver a determinação de mais essa turma que se formou. Chico Brito enfatizou a luta que eles tiveram em buscar se capacitar para atender as exigências de um mercado de trabalho tão concorrido. Ele ressaltou também que os profissionais precisam estar preparados para conquistar vagas nas empresas que estão vindo para a cidade, que precisam de mão de obra qualificada e querem empregar pessoas da cidade. “Conhecimento não ocupa espaço e uma hora a oportunidade aparece”, aconselhou.

Por esse motivo, o Governo da Cidade de Embu das Artes está sempre em busca de parcerias para trazer ensino público de qualidade. O prefeito citou o exemplo do convênio com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que, no dia 27, inaugurou o Campus Avançado de Extensão para oferecer cursos de capacitação.

Outro exemplo foi o esforço da prefeitura em trazer a ETEC para o município, que colocou à disposição o terreno e mais de dois milhões de reais do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi). “A prefeitura de Embu e o Estado fizeram sua parte em trazer a ETEC, mas também depende de vocês tomarem a iniciativa de estudar”, disse Chico Brio, que também parabenizou os formandos pela iniciativa e esforço.

Além de capacitar o profissional, os cursos ajudam a melhorar a auto-estima da pessoa proporcionando maior confiança, como é o caso do formando Eduardo de Paiva, 51 anos, “esse curso não foi só técnico, para mim, ele ajudou a crescer pessoalmente. O companheirismo que se formou na turma nos deu nova esperança para buscar novas oportunidades”.

O curso de Informática Básica teve início em 26 de julho, com duração de 48 dias. O PEQ tem o objetivo de qualificar pessoas com idade entre 30 e 59 anos que estão desempregadas e procuram melhores oportunidades no mercado de trabalho. A chamada para os cursos é feita através de contato feito por meio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), que encaminha um comunicado, telegrama ou telefonema. Esse programa é fruto de uma parceria do Governo da Cidade de Embu e do Estado.

Texto e Foto: Júlio Marcondes - Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Embu

Comentários