Projeto educacional da Arteris premia escolas que se destacaram em 2016

Por Outro autor | 8/12/2016

Registro, 8 de dezembro - O Projeto Escola Arteris, desenvolvidos na Autopista Régis Bittencourt, irá premiar as instituições de ensino que se destacaram nas atividades propostas durante o ano em defesa da cidadania e do trânsito seguro. O evento será no dia 9 de dezembro (sexta-feira), no Estoril Palace Hotel, em Registro, e encerra as atividades do programa em 2016.  A ocasião será ainda mais especial, pois celebra os 15 anos de trabalho do Projeto Escola.

A coordenação do Projeto definiu as escolas que melhor difundiram os ensinamentos do programa “Educar para humanizar o trânsito” e serão premiadas esse ano. Como “Destaque 2016” foi escolhida a E.M. (Escola Municipal) Izair Lago, de Quatro Barras - PR. A instituição poderá optar entre um projetor, um computador com impressora, um notebook com impressora ou uma caixa de som amplificada.

As “Menções Honrosas” foram conquistadas pelas instituições E.M.E.I.E.F. (Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Bairro do Engano de Miracatu – SP, Núcleo Rural de Jacupiranga – SP, E.M.E.B. (Escola Municipal de Educação Básica) Prefeito Josino Silveira e a E.M.E.B. (Escola Municipal de Educação Básica) Vice Prefeito Maurílio Bonfim de Souza.

As instituições beneficiadas com as “Menções Honrosas” ganharão uma câmera digital ou uma filmadora e os coordenadores pedagógicos, incluindo da escola Destaque 2016, poderão optar como prêmio por um HD Externo ou um Tablet.

O Projeto Escola envolve alunos de escolas públicas do ensino infantil, fundamental ciclo 1 e ciclo 2, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) há 15 anos. Em 2016, o programa atendeu 49 escolas de 14 cidades por onde passa o trecho de concessão da Autopista Régis – Barra do Turvo, Cajati, Campina Grande do Sul, Colombo, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Jacupiranga, Juquiá, Juquitiba, Miracatu, Pariquera-Açú, Quatro Barras, Registro e São Lourenço da Serra. Desde 2014, já foram beneficiados 15.218 alunos e 809 professores. 

“A Arteris entende que a educação é o melhor caminho para humanizar o trânsito, torná-lo mais seguro e criar condições para o respeito à vida em nossas rodovias e cidades”, afirma a Coordenadora de Projetos Educacionais da Arteris, Maria José Finardi.

Critérios de Seleção

O Projeto Escola Arteris organizou, durante todo o ano, diversas atividades que envolveram os educadores, alunos e a comunidade, com o tema “Educar para Humanizar o Trânsito”. As unidades que mais se destacaram foram aquelas que apresentaram mais criatividade no uso do material didático, mobilizaram e integraram pais, funcionários, comunidade e promoveram eventos externos relacionados ao tema, tiveram mais diversidade nas atividades desenvolvidas pelos alunos, além de apresentar como resultado a mudança de comportamento dos profissionais e estudantes.

O programa somente é possível com a participação efetiva dos professores, coordenadores e diretores das instituições e suas ações dia a dia, a fim de chegar até o núcleo familiar.

Cartões de Natal

Durante as comemorações de encerramento, também serão premiados os desenhos dos alunos vencedores do 3º Concurso de Cartões de Natal Projeto Escola da Autopista Régis Bittencourt. O concurso foi dirigido aos estudantes das escolas públicas acompanhadas pelo Projeto nos 14 municípios da região. 

A atividade tem o objetivo de estimular a criatividade e visão cidadã dos alunos sob o tema “Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. Por ser um concurso de Natal, os estudantes precisaram também incluir nos desenhos o cenário natalino.

Os trabalhos foram divididos em cinco categorias. A Categoria 1 é para os alunos de Educação Infantil e 1º ano. Na Categoria 2 ficaram os alunos do 2º ao 5º ano. Foi escolhido um desenho por categoria. Cada aluno vencedor de cada categoria receberá um prêmio que pode ser notebook ou um Xbox. O professor orientador e o educador responsável em coordenar os trabalhos do aluno também serão premiados. A escola ainda poderá sugerir um profissional considerado “destaque” nos trabalhos do Projeto Escola desenvolvidos durante o ano. Esses profissionais receberão um prêmio que pode ser um HD Externo ou um Tablet.

Os dois trabalhos premiados serão transformados em cartões oficiais de Natal da Autopista Régis Bittencourt e entregues aos convidados do evento, para a escola premiada e nas praças de pedágio da concessionária com uma mensagem de final de ano. 
AGENDA:
Evento de Premiação Projeto Escola Autopista Régis Bittencourt
Data: 09/12/16 (sexta-feira) – a partir das 14 horas
Local: Hotel Estoril Palace
Endereço: Rodovia Régis Bittencourt BR-116/SP – km 442 – pista norte – Registro/SP

Comentários