PRF apreende 399 aves silvestres na Régis Bitencourt

Por Outro autor | 8/12/2016

As aves que vinham do Paraná com destino a São Paulo foram apreendidas em Itapecerica da Serra. Dois homens foram presos.

Na manhã dessa quinta-feira, 08, por volta das 05h00 durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal na Régis Bitencourt, km 299 em Itapecerica da Serra foi abordado um Fiat/uno com dois ocupantes. 

Em conversa com os policiais, os homens apresentaram bastante nervosismo, gerando suspeita. Ao fazer vistoria no veículo, os PRFs encontraram 399 aves silvestres sem nenhuma documentação fiscal e ambiental. Foram apreendidos aves de várias espécies como “trinca ferro”  “Pitassilgos”,  “Coleirinhos” canários da terra e azulões. A maior quantidade eram de canários da terra, sendo 214 pássaros.

Os homens disseram que receberiam R$ 500,00 pelo transporte dos animais que eram trazidos de Ponta Grossa com destino a São Paulo-SP. 

As aves apreendidas possuem alto valor comercial no mercado negro, uma vez que muitas delas são de comércio proibido.

 A ONG SOS Fauna está prestando as primeiras assistências e orientando os PRFs em relação a alimentação e manuseio dos animais, segundo Marcelo Pavlenco da SOS Fauna, “sem cuidados adequados a estimativa é que até 30% dos animais viessem a óbito até que fossem definitivamente encaminhados ao ambiente adequado.” 

Parte das aves será encaminhada para o DEPAVE(Divisão Técnica de Medicina Veterinária e manejo da Fauna Silvestre) no Ibirapuera e o restante ao Parque ecológico do Tietê onde receberão assistência até sua reintrodução na natureza.

A ocorrência foi encaminhada ao DP de Itapecerica da Serra.

Comentários