Tratamento pós-exposição ao HIV é tema de capacitação para profissionais da Saúde de Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 4/12/2016

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra promoveu, no dia 30 de novembro, um treinamento sobre Profilaxia Pós-Exposição (PEP) aos funcionários que tem atuado no combate ao contágio pelo vírus HIV. A iniciativa faz parte das ações relacionadas ao Dia Mundial de Combate à AIDS – celebrado em todo o mundo em 1 de dezembro - e reuniu diversos profissionais no auditório da TaboãoPrev para um debate sobre o tema.

A PEP é uma estratégia preventiva usada por profissionais da Saúde para diminuir as chances de contágio pelo vírus HIV, que consiste em ministrar ao paciente os medicamentos do coquetel utilizado no tratamento da AIDS. O método é recomendado para situações específicas, como o período de até 72 horas posteriores a relações sexuais sem o uso de preservativos e acidentes com seringas, comum entre funcionários de hospitais.

No treinamento, os profissionais e gestores das Unidades Básicas de Saúde presentes receberam instruções de como atuar na utilização da PEP, que inclui a avaliação de cada caso e, se necessário, a aplicação dos medicamentos. “Os remédios devem ser ministrados por 28 dias e, posteriormente, acompanhamos o paciente durante seis meses”, explicou o coordenador da Clínica DST e Hepatites Virais de Taboão, Dr. Ricardo Moraes.

O acompanhamento dos pacientes é realizado na Clínica DST e Hepatites Virais, que oferece um serviço especializado no tratamento da AIDS e na prevenção ao contágio pelo vírus HIV. O treinamento, ministrado em uma parceria entre a Clínica DST e a Coordenadoria dos Direitos da Mulher de Taboão, contribui para que os profissionais da rede de saúde pública do município atuem de maneira eficaz na utilização da PEP.

Serviço
Clínica de DST e Hepatites Virais
Endereço: Rua Pedro Borba, n° 259 - Jardim Maria Rosa
Telefone: (11) 4135-3556

Comentários