Taboão investe em Serviço de Acolhimento para crianças e adolescentes

Por Outro autor | 23/10/2016

Em funcionamento desde o dia 12 de setembro, o Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes recebeu melhorias e investimentos da Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, com a compra de eletrodomésticos, móveis, roupas de cama mesa e banho e utensílios de cozinha.

O equipamento, que tem capacidade de acolher 20 crianças e adolescentes, iniciou com o atendimento com onze adolescentes, na faixa etária de 12 a 17 anos, sendo seis do sexo masculino e cinco do feminino. Vale ressaltar que o serviço deve atender crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, 11 meses e 29 dias. Os jovens foram transferidos de uma instituição local por determinação do Ministério Público do Estado de São Paulo - 4ª Promotoria de Justiça de Taboão da Serra. 

Além do espaço físico, foi selecionada uma equipe de profissionais qualificados a prestarem um serviço de qualidade. São 17 funcionários, entre eles um coordenador de nível superior, que é, além de assistente social, também advogado com larga experiência no tema, um assistente social, um psicólogo, uma estagiária de psicologia, oito educadores sociais, um motorista e quatro paps.

O trabalho e o esforço da prefeitura são ressaltados pela secretária de Assistência Social, Arlete Silva. “Além de todo investimento que a prefeitura realizou, um ponto importante é que nossa equipe elabora um plano de vida para estes jovens, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, e a Lei Orgânica de Assistência Social, por exemplo. Temos que ressaltar também que o prefeito Fernando Fernandes não mediu esforços para dar qualidade de vida para estes jovens”, disse.
Trabalho da Secretaria

A Secretaria de Assistência Social tem como missão implementar a Política Municipal de Assistência Social através do Sistema Único da Assistência Social - SUAS, por meio do trabalho com as famílias da cidade que, por alguma razão, se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Estes motivos podem ser por situação de risco social proveniente da pobreza, violência, abandono, desajustes familiares, preconceito, entre outros. Este trabalho é feito em várias etapas como escuta, acolhida, oferta de benefícios eventuais, programas de convívio, programas de transferência de renda e cursos de capacitação para dar oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Sendo assim, a grande tarefa da Secretaria é estabelecer uma rede de proteção social para a comunidade com foco nas famílias e atenção às crianças, adolescentes, jovens, idosos e pessoas com deficiência.

Comentários