Conviver abre inscrições para mostra de arte em Embu das Artes

Por Assessoria de Comunicação de Embu das Artes | 5/10/2016

Estão abertas as inscrições para a MostrArte: os inumeráveis estados do SER, organizada pelo Centro de Convivência (Conviver) do programa de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde, que devem ser feitas na Sala do Conviver no Parque do Lago Francisco Rizzo, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. 

A Mostra de Arte, inspirada nos trabalhos da Dra. Nise da Silveira, terá abertura oficial dia 24/11, no Centro Cultural Mestre Assis, e ficará em exposição dilatada (ou seja, no Mestre Assis e demais pontos da rede de Saúde) durante o mês todo. 

“Tudo junto e misturado, todos podem participar”. Esse é o espírito da mostra, segundo Maria Carolina dos Santos Cruz Pacheco, da Equipe do MostrArte, que reúne membros do Conviver, Caps AD, Caps II, Memorial Sakai e rede RAPS. Os interessados podem se inscrever até dia 21 de outubro, nas categorias poesia (próprias), música (composições próprias ou interpretações de outros autores), artes plásticas ou artesanato (telas, recicláveis, panos pintados, etc), audiovisual (vídeos ou outras gravações) e expressão corporal (teatro, cenas e outros). 

Para os interessados em criações coletivas, o Conviver está com 3 polos de criação de obras: Conviver, na oficina de artes toda quarta-feira, às 14h; Memorial Sakai (todos os dias, das 8 às 17h) e Caps Ad, com oficina de criatividade, às segundas-feiras, 14h. A também pessoa pode criar em casa e entregar o quadro no prazo estipulado. 

 Condições gerais para participar
1. Realizar inscrição até o dia  21/10/2016;

2. O autor deverá entregar a obra entre 21/10/2016 a 18/11/2016 no Conviver (Rua Alberto Giosa, 320 – Pq do Lago Francisco Rizzo – atrás do Caipirão), entre 7 e 17h. Caso não traga a peça neste período, será automaticamente desclassificado. Algumas peças estarão expostas no Mestre Assis e as demais pela Rede de Saúde de Embu das Artes; 

3. Cada autor poderá se inscrever em até 3 categorias.

Para mais informações, ligar no Conviver 4781-5728 (falar com Carol ou Cleide) ou no CAPS AD: 4704-7082 (falar com Laura). 

Imagens do inconsciente

Nise da Silveira (1905-1999) foi uma renomada médica psiquiatra brasileira, aluna de Carl Jung. Dedicou sua vida à psiquiatria e foi radicalmente contrária às formas agressivas de tratamento de sua época, tais como o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia. 

Em 1952, ela funda o Museu de Imagens do Inconsciente, no Rio de Janeiro, um centro de estudo e pesquisa destinado à preservação dos trabalhos produzidos nos estúdios de modelagem e pintura que criou na instituição, valorizando-os como documentos que abrem novas possibilidades para uma compreensão mais profunda do universo interior do esquizofrênico.
Esse valioso acervo alimentou a escrita de seu livro "Imagens do Inconsciente", filmes e exposições, participando de exposições significativas, como a "Mostra Brasil 500 Anos".
Entre 1983 e 1985 o cineasta Leon Hirszman realizou o filme "Imagens do Inconsciente", trilogia mostrando obras realizadas pelos internos a partir de um roteiro criado por Nise da Silveira.

Comentários