Campanha contra Hepatite C e de Multivacinação são sucesso em Taboão da Serra

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 1/10/2016

Entre os dias 19 e 30 de setembro Taboão da Serra participou da Campanha Nacional de Multivacinação. A ação, realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), teve como finalidade atualizar as carteirinhas de vacinação das crianças menores de cinco anos, além de vacinar meninas de nove a 14 anos contra o HPV (papilomavírus), que pode causar câncer de colo de útero nos casos mais graves. Durante a ação, 2712 carteiras de vacinação foram atualizadas.

Até o dia 28 de setembro as UBSs de Taboão da Serra vacinaram 11892 crianças e adolescentes. Deste montante, 1532 meninas receberam dose da vacina contra o HPV. A secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, destaca que a vacinação é essencial. “Vacinar é a melhor maneira de prevenir doenças, por isso os pais devem se conscientizar da importância de levar seus filhos a UBS e ficar atentos ao calendário vacinal para que não percam nenhuma vacina”, comentou.

Hepatite C Zero

Em parceria com o Rotary Club e com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH), a Secretaria de Saúde de Taboão também realizou, no dia 24 de setembro, um mutirão de testes para diagnostico de Hepatite C. A doença afeta, principalmente, homens e mulheres com mais de 40 anos e, por isso, pessoas nessa faixa etária foram o público-alvo da ação. Ao todo, 2004 pessoas realizaram o teste rápido para detecção da Hepatite C no organismo.

Estiveram envolvidos no mutirão as Unidades Básicas de Saúde do município, além do Centro de Especialidades Médicas Dra. Maria José de Albuquerque, Centro de Especialidades Odontológicas, Centro de Referência e Saúde da Mulher e o Serviço Especializado de Reabilitação.

Comentários