Taboão da Serra realizou o 1º Torneio de Xadrez escolar por equipe

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 12/10/2010

A Prefeitura de Taboão da Serra promoveu na terça-feira (05), no Ginásio de Esportes Ayrton Senna da Silva, o 1º Torneio de Xadrez Escolar por equipe, que reuniu 18 unidades de ensino municipais, estaduais e particulares com o total de 54 equipes e 216 alunos.

Em seu pronunciamento, o Secretário de Esportes e Lazer, Luiz Lune, disse que “a participação de cada criança na competição garantiu uma medalha que ela vai lembrar para sempre deste momento especial”.

A grande campeã da competição foi a Escola Estadual Professora Zeicy Aparecida Nogueira Baptista. A professora Vânia Aparecida de Freitas Carlos da escola campeã comemorou com os alunos. “Estamos todos muitos felizes, no primeiro campeonato que foi realizado quase conseguimos o primeiro lugar e agora com muita batalha conseguimos vencer. É uma ótima iniciativa e vamos continuar com os treinamentos na escola”.

O 2º lugar ficou com a Escola Estadual Francisco D´amico e o 3º lugar com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meireles. A aluna Karolina Portella de 11 anos, da EMEF Cecília Meireles não conteve as lágrimas de emoção quando recebeu a medalha. “Aprendi o xadrez na escola este ano e fiquei muito feliz por ter ganhado esta medalha, agora vou me dedicar cada vez mais neste esporte”.

O vereador Carlos Andrade (PV), autor do projeto que institui o xadrez nas escolas do município, participou da entrega das premiações e parabenizou a organização. “Temos que ter mais campeonatos como esse, parabéns a todos os profissionais da Secretaria de Esportes de Taboão da Serra que estão transformando o xadrez como uma forma de inclusão em nossa cidade”.

A arbitragem da competição foi coordenada por Estevão Tavares Neto que é árbitro internacional de Xadrez. “Trabalho com Xadrez Escolar há mais de 12 anos. A prática deste esporte nas escolas acontece a mais de 40 anos na Europa, e no Brasil há 20 sendo iniciada pelas escolas particulares. Hoje com muita alegria participo da organização de diversos campeonatos que envolvem escolas públicas e o que posso dizer é que ele não visa criar um atleta e sim ensina a criança ter raciocínio rápido, concentração para ter uma vida melhor e é um excelente complemento educacional que chamamos de ginástica da inteligência”.

O professor da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Taboão da Serra, Nello, comentou que a realização de mais este evento da modalidade de xadrez enriquece o esporte em nossa cidade. “No ano passado realizamos o 1º Campeonato Escolar de Xadrez e este ano tivemos a participação de outras escolas e mais alunos. O aumento estimula e mobiliza ainda mais unidades escolares de montarem um grupo de treinamento para participar das próximas competições”, concluiu o professor.

Texto e Foto: Renata Gomes>

 

Comentários