Taboão da Serra conquista prêmio no Programa de Controle a Tuberculose

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 8/10/2010

Pelo sexto ano consecutivo Taboão da Serra conquistou o prêmio pelo melhor desempenho no Programa de Controle a Tuberculose, concedido pela Secretaria Estadual de Saúde. São 645 municípios no Estado de São Paulo e Taboão ficou entre os 45 premiados por atingir todos os quesitos de qualidade estipulado.

O município atendeu, em 2009, 132 casos diagnosticados e tratados o que corresponde a 89%, ultrapassando a meta estipulada pela Secretaria do Estado de São Paulo que era de 85%. “Esse prêmio é reflexo do trabalho que a equipe da Vigilância Epidemiológica faz no município. Passamos de 123 casos atendidos, em 2008, para 132 porque temos um tratamento supervisionado e uma estratégia de busca de novos casos desde o momento da suspeita de que um paciente esta com os sintomas da tuberculose”, explicou o Coordenador da Vigilância Epidemiológica, Dr. Milton Parron Junior.

Dr. Milton Parron lembrou que, “Taboão sempre foi exemplo nos casos de cura da tuberculose para a região. O governo sempre priorizou o atendimento a doença que uma vez não diagnostica e tratada pode causar alguns danos á saúde do paciente infectado. Por conta disso que nos aprimoramos cada vez mais para diagnosticar precocemente e aumentar o número de pacientes curados”.

Segundo o secretário de Saúde de Taboão da Serra, Dr. José Alberto Tarifa, “o prêmio é resultado do monitoramento intenso da doença com a visita diária do paciente as UBS´s e a disponibilidade de todos os medicamentos para o tratamento, além do empenho e o compromisso de cada profissional na área da saúde dentro das Unidades Básicas”.

É importante ressaltar que a prefeitura disponibiliza para os pacientes, que realizam o tratamento, um café da manhã, cesta básica e vale-transporte como incentivo à adesão ao tratamento reduzindo os casos de abandono e morte.
 
A tuberculose

A tuberculose é uma doença bacteriana altamente contagiosa adquirida pelas vias áreas. Os infectados costumam eliminar grande quantidade de bactérias no ambiente tossindo, falando ou espirrando. Estes agentes podem ser inspirados por pessoas saudáveis, levando à doença. Os principais sintomas são tosse (por mais de 3 semanas), febre baixa (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Caso a pessoa apresente estes sintomas deve procurar a UBS mais próxima para ser examinado. A doença é curável e o tratamento oferecido gratuitamente nos postos de saúde. É muito importante que os pacientes não interrompam o tratamento, para evitar o surgimento de bactérias resistentes aos remédios e o conseqüente contágio de novas pessoas.

Texto e Foto: Ricardo Vaz

Comentários