CEU Jd. do Colégio em Embu das Artes faz 1 ano com esporte, cultura e assistência

Por Assessoria de Comunicação de Embu das Artes | 15/08/2016

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Jardim do Colégio completa 1 ano de existência hoje (15/8), atendendo uma população de 6.700 habitantes em uma região de grande vulnerabilidade social, disponibilizando atividades nas áreas de esporte e cultura e serviços de assistência social, com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) instalado no local.

O espaço conta com quadra poliesportiva, área de ginástica, academia pública, pista de skate, playground, sala de teatro e cinema (100 lugares) e instalações para cursos de música, dança e artes plásticas. Todas as atividades são gratuitas.

Na área esportiva, o Programa Esporte Cidadão, coordenado pela Secretaria de Esportes e Lazer, atende 450 pessoas em aulas nas modalidades de vôlei, handebol, basquete, futsal, skate e ginástica.

Em 2015, a Secretaria de Cultura ofereceu 200 vagas em cursos de violino, artes plásticas, pintura, teatro, zumba e capoeira, Neste ano, foram abertas 300 vagas para jazz, dança de salão, sertaneja, percussão, violão, capoeira, pintura em tela, teatro e zumba. No cinema, ocorreram 100 sessões, com exibição, em média, de 2 filmes por final de semana, atingindo um público de 50 espectadores por sessão. A biblioteca recebeu a visita de cerca de 500 pessoas em um ano.

O CRAS, administrado pela Secretaria de Assistência Social, efetuou 7.995 atendimentos gerais, 710 cadastros e 976 recadastros (CadÚnico), além de de incluir 1.807 beneficiários no Programa Bolsa Família, 72 no Programa Renda Cidadã, 571 no Programa de Segurança Alimentar, 392 no Benefício de Prestação Continuada (BPC), sendo 184 para idosos e 208 para deficientes, e ter realizado mais de 29 reuniões socioeducativas e 9 reuniões do Conselho Gestor do CEU Jardim do Colégio. No Telecentro, 110 pessoas concluíram o curso de informática básica e 5.000 foram atendidas pela internet solidária, aproximadamente.
No transporte público, o Jd do Colégio também foi favorecido com a construção, na mesma época, do Terminal Intermunicipal de Ônibus, que abriga as linhas 128 (Jd. do Colégio a Pinheiros) e 343 (Jd. do Colégio ao Metrô Campo Limpo) que transportam cerca de 8.500 moradores por dia. Os passageiros, motoristas, cobradores e fiscais ganharam mais conforto com a instalação de banheiros, sala para fiscais e área coberta. A Viação Miracatiba é parceira do projeto.

Comentários