/

Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Eleitor que não votou tem de justificar ausência

Por Luis Roberto Moura | 4/10/2010

voto_350.jpg

Quem não votou tem prazo para justificar

O eleitor que votou e nem justificou a ausência no primeiro turno das eleições tem até o dia 02 de dezembro para regularizar a situação eleitoral, sem pagamento de multa.

Quem não votar e não se justificar fica impedido de tirar passaporte, inscrever-se em concurso público, tomar posse como funcionário público ou até renovar matricula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Em qualquer cartório eleitoral será possível preencher o requerimento de justificativa. O formulário também pode ser impresso no site do TSE (www.tse.gov.br) e encaminhar por correio ao cartório da zona eleitoral onde está inscrito.

Quem não votou no primeiro turno pode votar normalmente no segundo turno das eleições.

 

119º

Gregório

Não votei e nem justifiquei nas eleições de 2012 , preciso justificar para que possa votar nas eleições desse ano ? . Obs : tirei meu título eleitoral em 2012 ! DESDE JÁ AGRADEÇO.

118º

João Carvalho

Não votei na eleição anterior, posso votar nessa eleição agora?

117º

Marina nascimento

Nas ultimas eleições não pude votar nem justificar porque estava morando em outra cidade e não fiquei sabendo do cadastramento biométrico. a´pos as eleições transferi meu titulo para a atual cidade e paguei as multas . No cartório disseram-me que está tudo regularizado. agora serei chamada em concurso publico mas só tenho o título e os comprovantes de votação que pedem não O que faço?

116º

gildo jose do nascimento

fiquei duas eleição sem votar o que fazer

115º

Soraiah Oliveira

Tenho 33 anos e não moro no local onde tirei meu titulo.......eu nunca votei na minha vida em todas as eleições até hoje eu justifiquei meu voto.....poso ter problemas em concursos públicos ou até mesmo com a justiça eleitoral?

114º

Inea Travassos da Silva

Idoso, se voce ja nao precisa votar mas quer excercer esse direito OBRIGATORIO de uma democracia safada, entao entre na fila como qq outro que nao tem essa opcao .

113º

Eder F Nogueira

Boa tarde! Mudei de estado e preciso transferir meu titulo, onde faço isso e como faço. Preciso ir voltar na cidade de origem pra fazer isso ou consigo fazer aqui, e o que é preciso para fazer essa transferência? Desde já agradeço. Eder Ferreira Nogueira

112º

José Ferreira

Olá! Gostaria de saber com quantos anos o idoso não precisa ficar na fila para votar no dia de eleições. Aguardo resposta e obrigado.

111º

Guiomar Soares

Oi! Meu filho não votou nas eleições passada porque estava hospitalizado. Ele tem 18 anos, é a primeira vez que ele votaria, tem que justificar?

110º

Charleny

Quem não votou no primeiro turno mas votou no segundo, precisa justificar?

109º

Adriana silva

Boa Noitte!Se eu pagar multa,poderei inscrever-me em Concurso?ou não?

108º

Maria Isabel da silva

Eu, justifiquei na cidade que tevi o 2 turno. Na minha cidade não tevi! Pois gostaria de saber se eu estou normalmente regularizado?

107º

Cristiano Ferreira

Não pude votar pq nao tirei o título... Então não posso ser aprovado em concurso público. Poxa que lei em

106º

thiago

fiz 19 anos mês passado, e tirei meu titulo de eleitor agora sendo que quando eu fui tirar meu titulo de eleitor não estava constando que eu precise pagar multa. Entao gostaria de saber se eu preciso justificar o meu não comparecimento nas eleições 2012 para poder participar de concurso publicos em 2013?

105º

Raquel

É a primeira vez nessas eleições q não votei.Dizem q não é necessário justificar o primeiro.Mas se acontecer novamente é necessário justificar...Isso é verdade?Mesmo porque hoje já é dia 27/12/2012

104º

Rozane

Não justifiquei meu voto e hj já é dia 201212 O QUE DEVO FASER PARA FICAR EM DIA COM A JUSTIÇA

103º

Ivonete

ola:estou com um grande problema nao votei nem justifiquei as eleiçoes presidencial q passou,nao morro no Brasil depois de 2008,mas vou presisar trocar meu passaporte e o das crianças car tenho 2 filhos 17 e 15 anos nao sei como fazer para regularisar minha situaçao com a justiça eleitoral Brasileira por favor me ajundem!!!

102º

andreza

ola sou paraense e moro em porto velho nao votei na eleicao de divisao do para e nem votei nessa eleiçao o que devo fazer...

101º

marcia

Me fizeram uma pergunta e eu não soube responder por isso procuro resposta...A minha tia mora mora no interior mais mora em SP ela justificou no primeiro turno mais la na cidade onde ela mora nao tem 2 turno e em SP tem ela precisa justificar o @ turno e se sim onde justificar ja que na cidade dela nao tem 2 turno.

Resposta:Ela precisa ir até um cartório eleitoral para se informar.

100º

cleice

oi, eu preciso tirar meu passaporte, mas não estou em dia com a justiça eleitora, o que faço?

99º

Alcione Cerqueira Rezende Nunes

não votei em 2010 nem 1:turno nem 2:turno devido um acidente de moto.fiquei15 meses na cama,dia 02 de setembro paguei as 2 multas levei ao cartório.e quero saber posso votar pois o rapaz do cartorio não me orientou.tenho medo de passar vergonha lá na hora de votar.agradeço ALCIONE

98º

fernanda neves joaquim

Oi boa noite eu queria saber , eu voltei no primeiro turno na ultima eleição mas no segundo turno não eu posso Votar nessa eleição agora de 2010. sendo que não paguei a multa por não ter votado no segundo turno oque faço? Eu posso votar?

97º

denise fioravante maria

boa noite! gostaria de saber oque mudou para justificar o voto,não vou estar na minha cidade,quero saber como faço para justificar....me diseram q esse ano não dá pra justificar,como vou fazer!!!! obrigada.

Resposta:Dá para justificar sim. Veja no link: http://www.jornalnanet.com.br/noticias/5698/eleitor-tire-suas-duvidas-sobre-a-eleicao-municipal-de-7-de-outubro

96º

Caique

Estava com dor de barriga e nao deu para ir para ser mesario e agora?

95º

Glória

Olá , na ultima eleição que ocorreu para presidente , teve o 2º turno e eu não votei , fui no cartorio para justificar , eles me deram uma especie de boleto para pagar a multa , eu paguei , só que após isso teria que retorna ao cartório . so que infelizmente eu não retornei , será que minha justificativa foi concluida e aceita ?

94º

erika natacha neves braga

moro em diadema e voto na zona norte de são paulo, posso justificar?

93º

bianca

OLá minha mãe é impossibilitada de andar ela pode justificar o voto depois das eleições ou deverá ir mesmo de cadeira de rodas a zona eleitoral? Ela tem 63 anos mas não se locomove com facilidade. Aguardo obrigada

92º

kleiton

eu teno 19 anos e vou vota pela primeira vez so ke estou em outra cidade .tem algum poblema eu justificar..

91º

jo

eu sempre justifiquei voto, isso pode me prejudicar a participar de concurso público ?

Resposta:Alguns concursos dizem que para se inscrever precisa estar quite com a justiça eleitoral .. Por este motivo, é melhor você ir até um cartório eleitoral!

90º

Rosane de Brida Benedet

Minha mae tem 76 anos.Em 2010 ela nao votou e nem justificou.Ela podera votar em 07/10/2012 para prefeito e vereador?

Resposta:Ela precisa ir com um documento com foto no cartório mais próximo da residência para se informar, ou ligar.

89º

Mery Ellen Alves

É o terceiro ano que vou justificar meu voto, fiquei sabendo que não pode! E outra perdi meu Titulo de Eleitor, o que eu faço?

88º

maria

Quero saber se posso votar pela internet, pois minha zona eleitoral fica em um municipio do estado do Amazonas em (parintins), e vou estar no dia 07 de outubro de 2012 em Manaus por motivos de extrema urgencia.

87º

MARIA ERIVANIA MACHADO SANTOS

Não votei nas eleições de 2010 e nem justifiquei, ainda posso justificar? obrigada

86º

Joi

Ola! Nas eleições 2012 nao será possível votar pois nao estou morando no Brasil. Gostaria de saber se tenho como justificar o nao voto, pela internet, ou se tenho como prolongar o prazo para justificativa. Obrigada!

85º

Joás de Oliveira

olá votei no primeiro turno ,mais ñ no segundo e agora posso votar normalmente? se não poder o que eu devo fazer?

84º

Jéssica Venâncio

Bom dia!Eu não votei no 1º turno das eleições de 2010,mas votei no 2º turno.Porém até o dia de hoje não justifiquei e ainda não paguei a multa,mas estou querendo pagar a multa hoje para votar nessa eleição de 2012.Será que ainda posso resolver essa minha situação?Obrigada pela atenção

Resposta:Consulte um cartório mais próximo de sua residência.

83º

raimundo nonato dos santos silva

tranferie meu titular para uma nova cidade e a primeira vez que vou votar nela tem como só justifica!!

82º

Doracy Moura da Silva

quem ainda não votou e vai votar pela primeira vez pode justificar o titulo ou e necessário votar por se a primeira vez!

81º

marcelo

Votei no primeiro turno de 2010, e no segundo nao votei e nem justifiquei e agora em 2012 sou candidato a vereador nao estou quite com a justica eleitoral, ja paguei a multa, mas a informacao e que so vai sair do sistema em novembro, existe mas alguma coisa a fazer?

Resposta:

80º

Cleber

Eu não votei para presidente! no primeiro e nem no segundo turno e nem justifiquei por motivo de doença, eu posso votar agora nessa eleição de 2012?

79º

Josefa RodriguesNeta

Eu votei no primeiro turno mas no segundo turno eu não votei nem tão pouco justifiquei, gostaria de saber se isso me impossibilita de votar na próxima eleição, se tenho que justificar primeiro para poder votar, como posso fazer? Obrigada!! Josefa Neta

78º

adriana pereira da silva

nao votei na ultima eleiçao e nao justifiquei ate hoji dia nove que e o ultimo dia posso justificar ainda essa semana.

77º

vanderlei de brito

não votei nas ultimas cinco eleições porque perdi meu titulo terei que pagar multa para regularizar minha situação e de quanto sera essa multa?

Resposta:Somente o cartório eleitoral poderá informar o valor exato da multa.

76º

lucélia

mudei de estado…o que devo fazer em relaçao ao meu voto?!preciso justifica-lo ou vou pagar alguma multa??me ajuda

75º

ana carla

votei no segundo turno preciso pagar multa.

74º

ANA PAULA DE OLIVEIRA

votei nbo primeiro turno mas não no segundo como devo fazer

73º

roseli

oi eu quero tirar meu passaporte mas eu um ano anterior eu so justifiquei como eu devo faser

72º

Eliane Martinelli

Gostaria de saber se eu posso votar em um município(o qual eu trabalho o dia todo) e morar em outro municipio (o qual eu vou só pra passar a noite)

71º

Mariana Blustosa

olá votei no primeiro turno ,mais ñ no segundo e agora posso votar normalmente

70º

rockson

ola tireme uma duvida,eu nao votei na ultima eleiçao de 2010 em nenhum dos turnos e nem justifiquei em nenhum dois dois turnos,o que qu devo de fazer? desde ja agradeço pela compreencao.

69º

Rodrigo

Olá, eu escrevi a dúvida aqui em baixo. É o seguinte, liguei no TRE-SP para sanar a questão e me falaram que tendo pago a multa basta passar no cartório eleitoral e pedir a "Certidão de Quitação" que eles não podem me impedir de assumir o cargo pois estou em dia com a justiça eleitoral. PS: Só postei de novo pois deve ter gente com a mesma dúvida.

68º

Rodrigo

Não votei nem justifiquei nem no 1º nem no 2º turno das eleições passadas, porém, paguei a multa e tenho o comprovante de que paguei. Surgiu um concurso que quero prestar mas lendo o edital eles dizem que caso a pessoa passe é necessário o comprovante de que votou nas duas ultimas eleições. Só tenho o comprovante do pagamento da multa. Estou em dia com a justiça eleitoral? Eles podem me impedir de assumir o cargo? Obrigado.

67º

marcos geraldo viana

na ultima eleição eu votei no primeiro turno mas não votei no segundo turno pra presidente..preciso procurar o cartório eleitoral?

66º

Carina Munhoz

Regularizei minha situação junto a Justiça Eleitoral, quanto tempo demora para a atualização do sistema (?), pois preciso imprimir o comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral para retirar meu passaporte. Obrigada!

65º

Carina

Regularizei minha situação junto a Justiça Eleitoral, quanto tempo demora para a atualização do sistema (?), pois preciso imprimir o comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral para retirar meu passaporte. Obrigada!

64º

Carlos Alberto da Silva Junior

Boa Noite, na última eleição 2010 não votei no segundo turno e perdi o prazo para justificar que era 4 Dezembro e preciso tirar um passaporte, o que pode acontecer e o que devo fazer? Desde já agradeço.

Resposta:Você precisa ir ao cartório eleitoral e regularizar a sua situação.

63º

veronica

nao votei nem justifiquei no primeiro e no segundo turno , por esta em recluso numa regiao de zona rural diferente do meu domicilio eleitoral . preciso renovar meu passaporte em junho de 2011 , o que fazer ?????

62º

ivan

ola!! estou com muita duvida, votei no primeiro turno para presidnte, mais não votei e ném justifiquei no segundo turno, oque posso faser. obrigado.

61º

Rigleison Nogueira

Não votei nem justifiquei meu voto, tanto no 1° turno quanto no 2° turno, uql procedimento devo tomar.

60º

JANAINA PEREIRA MENDES

eu fui votar no primeiro turno nao mas pude, pq eu nao tinha um documento com foto,no segundo turno eu votei normal,ate agora nao tive tempo para ir justifica o q eu faço? vou pagar multa?

Resposta:Vá até um cartório eleitoral mais próximo de sua residência.

59º

eliane maria de pina

caso justifiquei, no 2º turno, serei ipemdida em tomar posse em concurso público?

58º

Natan

Ola. Justifiquei meu voto no 1º turno, mas não justifiquei no 2º turno, minha pergunta é :oq hj 25/01/2011 ainda posso fazer para ficar em dias com a justiça eleitoral para que eu não em prejudique em fazer fututos concursos publicos?

Resposta:Você precisa ir até um cartório mais próximo de sua residência.

57º

Ângelo

eu votei no 1º turno mas no segundo não votei, como eu nao justifiquei paguei uma multa, caso eu seja aprovado em um concurso público eu poderei assumir?

56º

cristiane almeida da silva

se nao justifiquei o voto do 2º turno das eleiçoes de 2010 como posso fazer para justificar depois do prazo

Resposta:Precisa ir até um cartório eleitoral mais próximo de sua casa.

55º

cintia nogueira

Não justifiquei o 1ª turno, mas justifiquei o 2ª turno, tenho que justificar o 1ª turno ou justificando uma vez já vale para as duas?

Resposta:Precisa justificar o primeiro turno.

54º

Samuel Mariano Gomes

Boa tarde, eu gostaria de obter respostas em respeito a minha situação. Sou comerciante , dono de um bar e tive minha vó acidentada alguns dias antes da eleições, com a mesma ficando de cama por vários dias e necessitando dos meus cuidados. Ainda hoje, eu não justifiquei meu voto. Em que isso acarretará? Ainda tenho como correr atrás disso?

Resposta:Você deve procurar o cartório eleitoral e justificar a sua situação!

53º

Andrezza Couto

Olá, votei no primeiro turno, mas não votei no segundo. Nao moro na cidade onde voto! Tenho que justificar na cidade onde voto? Agradeço.

52º

Aparecida Oliveira

não votei e nem justifiquei meu voto no 1 turno,pois estava fora do meu domicilio, ainda estou fora da minha cidade e já esta vencendo o prazo dos 60 dias para a justificação. Posso justificar esse voto no cartorio eleitoral da cidade em que estou ou só posso justificar no cartorio eleitoral da minha cidade? se a resposta for só na minha cidade, vai passar do prazo de 60 dias... Tem algum problema? Onrigada!

Resposta:Aparecida, você pode  imprimir um formulário que está no site do TSE, preencher e mandar pelo correio para o cartório de sua cidade. Após o prazo, você precisa pagar multa

51º

celso ricardo zanelato de castro

estava na br 101 destino a comarca.

50º

ester

votei no primeito turno para as eleiçóes presidenciais mais não votei no segundo turno e nem justifiquei o que fazer?

Resposta:Ester você precisa justificar o seu voto. Vá até um Cartório Eleitoral mais próximo de sua residência e se informe.

49º

NEIRIAN LUZ

NÃO VOTO DESDE DE 2006, E ESTOU FORA DO PAIS. TEM ALGO MAIS FACIL PARA RESOLVER ESTA QUESTÃO?

Resposta:

mas, não justificou nenhum voto? Se não, vá até um cartório eleitoral mais próximo de sua residência.

48º

vivian

posso justificar meu voto em qualquer cartorio?

Resposta:Não, somente no cartório eleitoral mais perto de sua residência.

47º

wilians

ola gostaria de saber eu votei no primeiro turno mais não votei no segundo e nem justifiquei o que devo fazer

Resposta:Você deve justicar a ausência no segundo turno no cartório eleitoral.

46º

Leonardo

Eu não votei e não justfiquei no 1º e nem no 2º turno eu posso imprimimir o formulario no site do TSE e enviar pelo correio? ou tenho que ir ao cartorio para pagar multa?

Resposta:Você pode sim imprimir pelo site o formulário. O pagamento da multa só é necessária depois do prazo estipulado ... Em dezembro. Atenciosamente, Karen

45º

NATHALIA

gostaria de saber se mesmo eu justificando o voto podem me impedir de adquirir cargo em concurso público. Quanto tempo leva para sair a certidão de quitação eleitoral depois de justificar o voto? Obrigada.

Resposta:Nathalia, esta informação você consegue no cartório eleitoral mais próximo de sua residência.

44º

Marquezan

eu não votei no 1º turno e men no 2º turno e eu quero justifica mas não tem como eu ir no cartorio eleitoral me justifica por que fica na outra cidade ...

43º

nanda

eu justifiquei no primeiro turno e nao votei e nem justifiquei no segundo turno,o q fazer?e o vai acontece?tem multa?aonde posso regularizar meu titulo?

Resposta:Você precisa ir ao cartório eleitoral e regularizar sua situação com a justiça eleitoral. O Prazo para justificar o segundo turno é até 20 de dezembro, sem o pagamento de multa, após a data a multa será imposta.

42º

Nadine

Eu não votei no segundo turno o que devo fazer?

Resposta:Procurar o cartório eleitoral e regularizar a sua situação junto à Justiça Eleitoral.

41º

Mariela

Bom dia Justifiquei somente o 2°turno.O que acontece agora que preciso tirar passaporte?como posso resolver a questão do 1°turno? Obrigada.

40º

Vania Elisabete Bertalia

nao votei nem justifiquei no 2ºturno..sei que tenho que jsutificar e pagar uma multa. como faço? tenho que primeiro ir a um cartorio eleitoral para justificar e depois recolher a multa??? obrigada

Resposta:Isso mesmo. Você precisa ir até um cartório para justificar.

39º

welson

Nao votei nos dois turnos, como faço para pegar o formulario e enviar pelo correio, e tem que pagar alguma taxa de multa ?? Grato

Resposta:acesse esse site www.tse.gov.br. Imprima o formulário, preencha e leve ao cartório

38º

claudia

nao justifiquei o voto no primeiro turno mais justifiquei no 2 turno ele vale para os 2 ou vou ter que justificar o primeiro.

Resposta:O primeiro turno precisa ser justificado.

37º

jean

eu votei no 1 turno,tem ploblema si eu não vota 2 turno

Resposta:Se você não votar no segundo turno precisa justificar.

36º

Luiz CArlos Pinto dos Santos.

Justifico meu voto a 3 eleições consecutivas,posso justificar também essa do 2turno sem ficar em débito com a Justiça Eleitoral.

35º

viviane

justifiquei no 1º turno mas não vou poder justicar no 2º, o que devo fazer e quanto tempo tenho para justificar.

Resposta:Você precisa justificar de qualquer jeito.

34º

Marta

boa noite!!não vou votar nesse segundo turno,pois estou fora da cidade de votação,mas irei justificar.No entanto, no requerimeno de justificativa eleitoral tem uma advertência dizendo que o mesmo não vale como certidão de quitação eleitoral, sendo assim, ficarei impedida de tomar posse caso seja nomeada em concurso público?

33º

janaina mota

olá,quero saber se na escola fora do meu municipio de votação na qual eu vou justificar eu consigo o requerimento de justificativa,preenchendo na hora?

32º

Lais

eu justifiquei o meu voto no primeiro turno e gostaria de saber se para justificar no segundo turno preciso de um novo furmulario ou posso usar o do primeiro turno.

Resposta:

 

31º

Loyane

Boa tarde! Gostaria de saber como posso justificar meu voto para as eleições presidenciais nesse 2º turno, já que estarei impossibilitada de me deslocar até o local de votação, por motivo de eu estar de resguardando, após ter feito um parto cesariana no dia 20 do corrente mês. Obrigado! Aguardo resposta.

30º

fabiana

gostaria de saber,eu não justifiquei no primeiro turno,mas posso justificar no segundo turno,e o que devo fazer a respeito do primeiro turno.obrigada

Resposta:Você deve justificar o primeiro turno quando for votar no segundo turno (este domingo).

29º

Eliane

Boa Noite! gostaria de saber eu nao votei no primeiro turno e nem justifiquei posso votar no segundo turno no dia 30/10 essa e minha duvida desde já agradeço Atenciosamente Eliane

Resposta:Você pode justificar no domingo o primeiro turno. E votar no segundo.. Atenciosamente, Karen

28º

Ana Kelly

Oi, Gostaria de saber se quem justificou no primeiro turno é obrigado a justificar no segundo? beijos e obrigado.

27º

erikasantos

ola;gostaria de saber se é preciso justificar o primeiro turno ,mesmo se eu votar no segundo turno.

26º

Anaí Bagnolin

não pude votar no primeiro turno em função de uma cirurgia, estou com atestado, mas não fui no t r e justificar o não voto para o primeiro turno, posso votar normalmente no domingo e apresentar meu atestado?

25º

Jessica Alencar

Não votei no 1° turno pq esta fora de minha residencia, olhei lá em cima e vi que posso preencher o requerimento e mandar para a zona eleitoral que estou inscrito, como faço p realizar este procedimento? A outra duvida é se sou obrigada a votar no segundo turno tb?! Obriagada

24º

Laruze Garcia de Oliveira

Quero saber se há limetes de justificativas consecutivas? Já justifiquei algumas vezes,assim como justifiquei no primeiro turno agora,gostaria de saber se posso justificar no segundo turno?

23º

douglas

a minha mae nao pode ir justificar prq ela eh doente ,mas ela vai justificar pela internet obrigado!!!

Resposta:Não dá para justificar pela internet, o formulário é obtido pela internet e depois precisa ser entregue em uma zona eleitoral.

22º

Emanuela Évans

OI, meu marido justificou no primeiro turno, e quer justificar no segundo também. Tem algum problema?

Resposta:No segundo turno ele tem que votar. Senão terá que pagar multa.

21º

vinicius

oiii, nao votei no 1 turno nem justifiquei, nao vou justificar e nem votar no 2 porque no momento perdi minha documentacao e nao fis nada ainda, o qe posso faser? ou qual a multa a pagar obrigado

Resposta:Você tem que procurar o cartório eleitoral mais próximo e pagar a multa para votar normalmente na próxima eleição. O valor da multa é simbólico. Cerca de R$ 3,00 (três reais) por eleição.

20º

Ana Moreirta

ainda esta em tempo de me cadastrar para votar em outra cidades??? minha zona eleitoral é em são paulo-sp, mas atualmente estou em campinas-sp, justifiquei no primeiro turno posso votar no segundo??? obrigada

Resposta:

Ana, você pode votar no segundo turno, mesmo tendo justificado no primeiro. Assim como justificar nos dois turnos. Atenciosamente, Equipe do Jornal na Net.

19º

Kátia Simone

Atualmente não estou residindo em meu domicilio eleitoral, portanto justifiquei meu voto no 1º turno, mas gostaria de votar no 2º turno. Isto é possível? O que devo fazer?

Resposta:É possivel sim. Basta ir até o colégio eleitoral que você vota. Caso não consiga ir até lá, precisará justificar novamente. Atenciosamente, Karen

18º

carmem

justifiquei meu voto no primeiro turno posso justificar no segundo

Resposta:pode sim.

17º

Patrick Guidolin

Olá, gostaria de saber se vocês podem me ajudar com uma dúvida. Sou do Rio Grande do Sul, mas estou morando no Rio de janeiro, com isso, justifiquei meu voto no primeiro turno. No segundo turno é preciso justificar o voto também? Ou não é preciso ir no local de votação? Desde já agredço, abraço.

Resposta:Você escolhe.Ou você justifica ou vota. Atenciosamente, Equipe do Jornal na Net.

16º

nautir david amaral

Quero saber, por gentileza, quantas vezes o eleitor pode justificar a sua ausência na votação em seu colégio eleitoral e estar quites com todas obrigações eleitorais?

15º

joao jefferson

eu nao justifiquei o voto no 1 turno eu posso justificar no 2 como se fosse no 1 vale isso

14º

Eloi Santos

Olá, não compareci à votação no primeiro turno por problemas financeiros. Estou morando quase no centro de São Paulo, o local de votação fica quase na divisa com Itapecerica da Serra. Eu teria que tomar 3 ônibus pra ir e 3 pra voltar, não possuo o tal cartão de ônibus então eu teria que pagar R$16,20 - um valor que eu não possuía no dia. Essa minha condição é justificável ou terei que pagar multa?

Resposta:Compareça em um cartório eleitoral mais próximo de sua casa. Atenciosamente, Equipe do Jornal na net.

13º

Alexandre

Dúvidas: Não votei no 1º turno e nem justifiquei, eu posso no segundo turno justificar a ausência de voto no 1º turno e do 2º turno em qualquer Zona eleitoral? Caso não, posso justificar em qualquer Cartório Eleitoral o 1º Turno? Obrigado.

12º

vera lozer

quero justificar a ausencia no primeiro turno e transferir do distrito para a sede. Eu consigo fazer isso tudo antes do segundo turno?

Resposta:

Melhor você ir até um cartório eleitoral mais próximo de sua residência e se informar. Atenciosamente, Equipe do Jornal na Net.

11º

Antonio Carlos Araujo

No dia 03 de outubro de 2010, 1º turno da eleição estava trabalhando. Como faço para justificar?Quais são os locais?

10º

Omar Ferreira

Justifiquei o voto no 1º turno, posso votar no 2º turno???

alexson gonçalves mendes

posso justificar meu voto nos 2 turnos isso não me prejudicará no futuro

Eduardo Bresciani

Não votei no 1º turno pois não estava no Município em que voto, no dia da eleição eu fui até uma seção eleitoral e justifiquei o voto. Minha dúvida é se posso fazer isso novamente no segundo turno e se existe algum limite de vezes que posso justificar o voto. ATT Eduardo

Rodrigo S M

Dúvidas: Não votei no 1º turno e nem justifiquei, eu posso no segundo turno justificar a ausência de voto no 1º turno e no 2º turno? se não. E se eu for no cartório Eleitoral da cidade que eu resido, que não é a cidade que eu voto, eu posso justificar o 1º e 2º turno? att

Resposta:Você poderá votar normalmente no segundo turno.

José Flavio Moreira de Almeida

Estou fora de minha cidade que voto.Não votei e ne fui justificar na eleiçao passada(2008),agora nao votei, e nem justifiquei no primeiro turno dessa eleiçao e não transferi meu título para cidade atual como posso ficar quite com a justiça eleitoral?

Resposta:Compareça em um cartório próximo de sua residência e tire suas dúvidas. Atenciosamente, Equipe do Jornal na Net.

Fernando Menezes Almeida

Tenho as seguintes dúvidas: 1. Estou fora do meu domicilio eleitoral e não justifiquei o voto no 1. turno. Posso justificar o voto no cartório eleitoral da cidade em que me encontro ou tenho que encaminhar a justificativa para o cartório eleitoral da cidade origem do título; e 2. Caso tenha que ser entregue na cidade origem do título, a justificativa poderá ser entregue por uma pessoa da família (esposa ou filho). atenciosamente; Fernando Menezes Almeida

Resposta:Fernando, vou me informar e te encaminho por e-mail, ok? Atenciosamente, Karen

Nadja

Olá. Estou com uma dúvida que é a seguinte: estou fora da minha cidade em que voto, não votei e não justifiquei no dia, pois na TV e rádio sempre diziam que você tem 60 dias para justificar, só que ninguém comenta que quem esta fora da sua zona é bom justifica no dia, para não ter problemas de ir para juiz, agora estou para fazer um concurso e pede para que esteja quite com suas obrigações eleitorais, a minha dúvida é a seguinte: se eu justifica e paga a multa eu vou estar quite com as tais obrigações? Desde já agradeço .

eluiza helena alves guinemet

sou aposentada por ivalides e por esta me sentindo mal ñ fui [obs]sou safenada e só tenho uma safena que funciona estou preouc ulpada,muito grata .

Luiz Mario Rodrigues Cruz

Tenho uma duvida. Moro fora do local da minha zona de votação. Sei que posso justificar meu voto em qualquer seção na zona na qual eu estiver, a pergunta é a seguinte: Chegando em qualquer seção eu devo ficar na fila para justificar o meu voto ou não é preciso ficar na fila ? Posso passar na frente de todos os eleitores ou fico na fiLa de ( IDOSOS, DEFICIENTE, GESTANTE, INFERMO, ETC... ), entao falor com os mesarios ou fico na fila normal de votação ? Agradeço; Luiz Mario

Rose Meire Bipo

Não pude comparecer a votaÇão poi estou morando em Araçatuba e o meu título é de campinas sp

01/09/2014

Mulheres são a maioria entre os eleitores de Taboão, Embu e Itapecerica da Serra

Com as mudanças

28/08/2014

Vereadores do Embu aprovam apenas um projeto e teve posse do Compir após sessão

26/08/2014

Vereadores de Itapecerica da Serra adiam aprovação de projetos por 5 dias

24/08/2014

Cartório Eleitoral de Itapecerica faz demonstração de urnas para estudantes

p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify; background-image:...

22/08/2014

Justiça acata pedido e suspende processo da fraude do IPTU de Taboão da Serra

O desembargador Ricardo Sale Júnior, do Tribunal de Justiça do Estado de...

21/08/2014

Vereadores de Embu das Artes aprovam homenagem à Guarda Civil Municipal

Em clima tranquilo os vereadores de Embu das Artes aprovaram

21/08/2014

Vereadores de Taboão chamam concessionária Arteris de lixo

20/08/2014

Corrida pela presidência da Câmara rebela vereadores de Taboão da Serra

19/08/2014

Vereadores de Itapecerica aprovam projeto de lei do Parque Ecológico da Lagoa

18/08/2014

Rodrigo Martins, PSOL lança candidatura a deputado federal em Taboão

02/09/2014

Senac inaugura nova unidade em Taboão da Serra no dia 10 de setembro

02/09/2014

Setor de identificação da Polícia Civil terá reforma de 15 dias em Itapecerica

02/09/2014

Começa a segunda fase da vacinação contra o HPV em Embu das Artes

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.