Eleição presidencial terá segundo turno
O Tribunal Superior Eleitoral (TRE) divulgou no final da noite deste domingo, 3 de outubro, os vencedores da eleição 2010. Com 99, 62% das urnas apuradas a eleição presidencial será decidida em segundo turno entre os candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).
A Petista somou 46,81% dos votos válidos (sem considerar votos brancos e nulos) contra 32,68% do tucano. Dilma não venceu no primeiro turno, pois precisava obter mais da metade dos votos.
De acordo como TSE, Marina Silva, do PV, registrava 19, 43% dos votos válidos.
Com 50,63% dos votos foi eleito o novo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. O candidato do PT, Aloizio Mercadante conquistou com 99,62% de urnas apuradas 35,23% dos votos válidos.
Para Senador, com 30,43% dos votos Aloysio Nunes foi o primeiro a ser eleito. A petista Marta Suplicy conquistou a segunda vaga no senado com 22,56% dos votos.
Deputados Federais
Voto de protesto. O candidato Tiririca foi eleito com 1.348 votos, o mais bem votado para deputado federal. Alcançando mais de 1 milhão de votos, o comediante surpreendeu os especialista. Bruna Furlan também aparece com uma grande quantidade de votos, somando 270 mil.
Além destes candidatos, Jilmar Tato, Zarattini e Luiza Erundina também foram eleitos.
Deputados Estaduais
Campeão de votos, somando 237. 813 Bruno Covas é eleito deputado estadual. Jorge Caruso, Enio Tato, Analice Fernandes e Geraldo Cruz também são eleitos.
Segundo Turno e Propaganda Eleitoral
Os eleitores terão que voltar às urnas no próximo dia 31 de outubro para decidir entre Dilma e Serra. O início da propaganda eleitoral do segundo turno no rádio e na TV está previsto para se iniciar na próxima terça-feira (5).
Foto: globo.com
