Projovem Trabalhador de Taboão da Serra forma 1500 alunos

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 2/10/2010

O Projovem Trabalhador, programa do governo federal, mantido pela Prefeitura de Taboão da Serra através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, em parceria com a ONG Horizontes e instituições da cidade, acaba de formar 1500 jovens.

Esses jovens, de 18 a 29 anos, fizeram cursos profissionalizantes de Auxiliar de Gastronomia, Balconista de Farmácia, Cuidador de Idoso, Soldador, Design Gráfico, Impressor, Assistente Administrativo, Camareira de Hotel, Design de Móveis, Recepcionista de Hotel, Atendimento e Vendas, e Eletricista e agora estão qualificados para o mercado de trabalho com condições de disputarem as melhores oportunidades de emprego. Os 1500 alunos que completaram essa etapa do programa passaram para a fase de inserção no mercado de trabalho, porém, continuam no treinamento até o final de novembro.

O programa prevê a contratação de, no mínimo, 30% dos participantes pelo mercado, porém, a idéia é trabalhar para que todos consigam uma colocação. “Nós trabalhamos sempre para superar as expectativas, não podemos nos contentar com apenas 30% dos jovens empregados. Essa fase do programa é justamente o seu maior diferencial, porque outros programas não ajudam o jovem depois que ele foi qualificado”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Taboão da Serra, Jacira Moreti.

A aluna Fernanda Dória dos Santos falou em nome de todos os formandos, e disse que a experiência irá contribuir para toda a vida, dela e de seus colegas. “Assim como eu, ninguém aqui esquecerá do que somos hoje com a contribuição deste curso e a vontade de aprender sempre mais”, disse. Os pais de Ana Carolina Pereira, o senhor Cirilo Pereira e a senhora Ana Pereira Anjos, falaram em nome de todos os pais.

Durante a cerimônia, os alunos encaminharam um abaixo-assinado, pedindo ao prefeito a isenção das tarifas referentes à abertura do registro como Microempreendedor Individual pelos jovens do Projovem Trabalhador, que desejarem ingressar ao mercado de trabalho como empreendedores. “É duro ser prefeito, você faz uma coisa e já pedem outra”, brincou o prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias.

De acordo com o prefeito, a solicitação deve ser encaminhada como Projeto de Lei para a Câmara Municipal que vai aprovar e depois sim ele poderá, em dois meses, garantir essa isenção aos novos microempreendedores. “Com a implantação do novo sistema, o prazo para abertura das novas empresas será de apenas 24h”, ressaltou o prefeito Evilásio.

Após o ato formal, os jovens puderam se confraternizar com o esperado baile de formatura.

Texto: Marcelo Valladão / Foto: Ricardo Vaz

 

Comentários