Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Vereadores de Embu se queixam de reportagem sobre fechamento de maternidade e presidente ataca jornalista

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 16/06/2016

ney

DivulgaçãoVereador apresentou documento sobre nomeação de jornalista onde também constava nome do vereador Gilson Oliveira

Na sessão desta quarta-feira, 15, a maioria dos vereadores de Embu das Artes usou a tribuna da Câmara Municipal para tratar do fechamento da maternidade municipal de Embu das Artes, para reforma, durante os próximos 5 meses. Os vereadores criticaram a divulgação de reportagem do Jornal na Net abordando o tema e a maioria tentou explicar porque não abordou o assunto na sessão passada, quando a reforma foi comunicada a eles durante a sessão. Os depoimentos dos parlamentares de Embu deixaram clara a situação da maternidade e evidenciaram que o quadro era pior do se pensava. Eles chegaram a dizer que o fechamento da maternidade foi exigência do Ministério Público Federal (MPF), fato que não é verdade já que o MPF deu 30 dias para a cidade respeitar o direito das gestantes de terem os companheiros acompanhando os partos. Também mentiram a dizer que a reportagem não ouviu a prefeitura da cidade, já que a nota oficial sobre o assunto foi publicada ao final do texto criticado. 

Além das críticas a matéria do Jornal na Net sobre o fechamento da maternidade para reforma, alguns parlamentares atacaram a jornalista Sandra Pereira, editora do site e autora da matéria. O mais enfático foi o presidente da Câmara Municipal, vereador Ney Santos, que classificou o portal de “Jornaleco” e acusou a jornalista de escrever a serviço do seu principal adversário na eleição, o deputado estadual Geraldo Cruz, com quem a jornalista trabalhou por 6 anos. Ney Santos mentiu ao afirmar que a jornalista atualmente está lotada no gabinete de Geraldo Cruz. Mostrou uma relação de funcionários antiga, cujo primeiro nome da lista é do  vereador Gilson Oliveira, que também já passou pelo gabinete de Geraldo Cruz.

 “Estou aqui por fui eleito pelo voto popular. É as essas pessoas que eu devo satisfação. Se tem um problema vamos se unir pra resolver o povo não é mais besta. A população sabe quem tem compromisso e quem não tem. O que me deixou mais pasmo foi um veículo de comunicação e a jornalista Sandra Pereira. Se os vereadores não tomou essas dores eu vou tomar. Eu apanhei 18 da imprensa e não morri estou aqui. Apareci no Fantástico, no Domingo Espetacular e estou aqui. Não vou me curvar diante de um jornaleco. Não sou covarde. Você começa a procurar e vê que a jornalista e nomeada no gabinete do deputado Geraldo Cruz.  Está a serviço de um político que inaugurou a Maternidade irregular. Temos que ter responsabilidade dos nossos atos. Nosso papel aqui é fiscalizar. Se o prefeito não cumprir a responsabilidade de reformar a maternidade nós vamos pra cima do Ministério Público. Não vamos permitir mentiras dos politiqueiros vagabundos”, disparou raivoso. 

O presidente foi o último a falar antes deles outros edis da cidade se voltaram contra a reportagem. Gilson Oliveira foi um dos mais enfáticos e atacou:  “pasmem vocês um jornalista. Aonde essa pessoa foi formada? Eu devo satisfação aos eleitores eles que me elegeram e acreditaram em mim porque eu tenho temor de Deus. Não tenho preço e não me vendo. Hoje chamamos o prefeito e ele explicou pra nós, por isso estamos a favor. Estou muito chateado com alguns comentários que eu não gostei e por isso estou me pronunciando”, disse Gilson Oliveira.

Nota da Redação:

O Jornal na Net se posiciona de forma contrária a qualquer ataque contra a liberdade de expressão que para nós é pilar essencial à democracia. Fato atestado pelo comportamento dos próprios vereadores que só trataram o assunto após a divulgação da reportagem.  

A matéria amplamente criticada pelos vereadores foi feita baseada na sessão anterior da Câmara de Embu das Artes. A repórter assistiu toda a sessão anterior, no dia 8 de junho, quando nenhum vereador da cidade abordou o fechamento da maternidade para reforma e maior parte dos debates foi em torno do governo Temer. É fato que os vereadores mentiram deliberadamente ao afirmar que a reportagem não procurou a prefeitura, já que a matéria publicada traz a íntegra de uma nota assinada pela comunicação da administração.  

Também é nítida a intenção do presidente da Câmara, Ney Santos, de levar a discussão ao âmbito eleitoral quando ele mente ao afirmar que a jornalista autora da matéria trabalha no gabinete do deputado Geraldo Cruz, de onde ela se desligou há quase dois anos.  

Ademais, o site salienta que contra fatos não há argumentos. Devemos aos nossos leitores o compromisso de informar com responsabilidade e lutamos com as adversidades e ameaças para cumprir essa missão. O direito de expressão e à informação é garantido pelas leis que regem o País e a nossa abatida democracia.

15/07/2018

Vereadores visitam Sercom e conhecem programa de Inteligência Artificial

O vereador Dr. Ronaldo Onishi e as vereadoras Érica Franquini e Priscila Sampaio visitaram...

15/07/2018

Vereadores levaram doação de agasalhos arrecadados na Câmara ao Centro POP

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aderiu à campanha do agasalho e arrecadou mais de 400...

10/07/2018

Joice Silva diz que festas juninas fortalecem relação dos alunos

Após prestigiar as festas juninas das escolas municipais de Taboão da Serra e ver de perto a...

07/07/2018

Câmara Municipal entra em recesso; atendimento ao público continua normalmente

Durante o mês de julho a Câmara Municipal de Taboão da Serra permanece em recesso parlamentar. O...

07/07/2018

Câmara Municipal entrega título de Cidadão Taboanense para Padre Carlos

No último domingo, dia 1º, a Câmara Municipal de Taboão da Serra entregou, após a missa na...

03/07/2018

Ney Santos lança pré-candidaturas de Ely Santos e Hugo Prado em Embu das Artes

Embalado por sua popularidade na cidade, o prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, promoveu uma...

03/07/2018

Projeto de Lei que garante 30 horas para enfermagem está em regime de urgência

Como vice-presidente da Assembleia, a deputada estadual Analice Fernandes deu entrada em um...

01/07/2018

Joice Silva e Johnatan Noventa aprovam lei para evitar abandono recém-nascidos

Para proteger a vida dos recém-nascidos cujas mães não vão conseguir cuidar, e, acabam mortos...

01/07/2018

Câmara Municipal de Taboão da Serra aprova 10 projetos antes do recesso

Em uma das mais longas sessões da atual legislatura, os vereadores da Câmara Municipal de Taboão...

29/06/2018

TSE divulga limite de gastos para as eleições 2018

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o limite de gastos das campanhas eleitorais deste...

16/07/2018

Inscrições para Fies estão abertas a partir de hoje

Estão abertas a partir de hoje (16) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil...

16/07/2018

Quer saber o que os astros revelam para você essa semana, consulte o horóscopo

Toda semana o Jornal na Net e a Equipe do Horósco Sideral, trás tudo o que os astros revelam...

16/07/2018

Mais de 3,3 milhões de contribuintes recebem hoje restituição do IR

O crédito bancário para mais de 3,3 milhões de contribuintes contemplados no segundo lote de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.