Saúde Bucal: Embu das Artes recebe novo serviço de prótese dentária

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 28/09/2010

Os dentes cumprem uma função relevante em nosso organismo como aponta Olga Maria D. Pires, coordenadora de Saúde Bucal: "A importância dos dentes para o paciente está relacionada ao convívio social (estética), à fonação, à capacidade mastigatória, e a uma harmonização da articulação temporo-mandibular (ATM), pois problemas ligados à falta de dentes podem levar a disfunção na ATM, tendo relação com as dores oro-faciais”. Por isso é importante cuidar bem deles.

Mas alguém pode falar que isso é privilégio de pessoas que têm dinheiro para pagar tratamentos de qualidade. Agora não mais, o Governo da Cidade de Embu das Artes inaugurou na sexta-feira, 24/9, o serviço de prótese dentária dentro de Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Jardim Independência

A importância desse serviço, para Olga Pires, está no fato de que “os indicadores de saúde bucal para população adulta e idosa ainda apresentam dados alarmantes tanto no município, como no Brasil, e a perda dental é muito grande nestas faixas etárias”. Ela ressalta ainda que, quando a pessoa recompõe os dentes, além de ajudar na função mastigatória, fica com melhor autoestima.

O serviço é parte do programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, criado em 2004, que visa garantir e ampliar a assistência odontológica à população. Embu conta com dois centros de especialidades onde são realizados tratamentos de canal, periodontal (gengiva), cirurgias e, agora, o serviço de prótese dentária.

O coordenador nacional de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, esteve presente no evento e destacou que, antes do projeto, havia uma lacuna em todo o Brasil, no atendimento da saúde bucal e que o desafio é “tirar esse atraso histórico e atender a população que precisa do serviço”.

Inicialmente serão feitas 50 próteses por mês mas o objetivo, segundo a secretária de Saúde, Sandra Magali Fihlie Barbeiro, a meta é que em 2011 o serviço seja ampliado para 120 próteses mensais. A prioridade será dada, em princípio, aos idosos que já estão passando por uma triagem e fazendo os devidos acompanhamentos antes da colocação da prótese.

No evento, o prefeito Chico Brito falou sobre os diversos investimentos que estão sendo feitos na saúde como construção, reforma e ampliação de postos de saúde, além dos projetos que foram apresentados e estão em análise pelo Ministério da Saúde para captação de recursos para a construção de mais duas UBSs. Ele citou também o início da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) cujo projeto foi “incrementado” com a UPA Infantil “para evitar que a criança tenha contato com pacientes adultos mais graves, evitando contaminação”.

Grande parte desses investimentos é feito em parceria com o Ministério da Saúde. O coordenador nacional de Saúde Bucal destacou a importância da parceria entre o Ministério e o Governo da Cidade de Embu das Artes: “quem dera todas as prefeituras tivessem essa parceria com o governo. Nós encontramos em Embu não só determinação política, mas aqui (Embu), os recursos são aplicados como deveriam. Nós dormimos tranquilos, pois quando o recurso sai de Brasília, sabemos que será aplicado no destino certo”.

Os interessados devem procurar o Programa de Saúde Bucal, oferecido nas 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em quatro escolas do município. Lá serão feitos o cadastramento e avaliações para posterior encaminhamento ao laboratório de prótese dentária.

Texto e Foto: Júlio Marcondes - Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Embu


 

Comentários