CAPS de Itapecerica comemora Semana Nacional da Luta Antimanicomial

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 30/05/2016

Funcionários e pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-ad) de Itapecerica da Serra comemoraram a Semana Nacional de Luta Antimanicomial com uma sessão de cinema, na sexta feira, 20 de maio.

Uma parceria entre a Autarquia Municipal de Saúde e o Itapecerica Shopping, com apoio das Secretarias de Esporte e de Turismo, proporcionou gratuitamente uma sessão especial do filme Capitão América aos pacientes.

Além de marcar a Luta Antimanicomial, a atividade visa focar a importância de atividades externas que favoreçam a reinserção social dos pacientes.

Luta Antimanicomial:


O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado em 18 de maio desde 1987, quando os participantes do II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, realizado em Bauru/SP, denunciaram os abusos sofridos pelos usuários do sistema de saúde mental e seus familiares por todo o Brasil, criando o Movimento Nacional da Luta Antimanicomial (MNLA).

Tendo como lema “Por uma sociedade sem manicômios”, o Movimento reivindica que as pessoas com sofrimento mental tenham o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Tendo conquistado diversas vitórias históricas, como a reforma psiquiátrica e a Lei 10.216/2001, que determina o fechamento progressivo dos hospitais psiquiátricos e a instalação de serviços substitutivos, como as Residências Terapêuticas e os CAPS (Centros de Apoio Psicossociais), o Movimento permanece atuando continuamente na implementação de suas diretrizes.

Comentários