Agentes de Trânsito de Taboão recebem capacitação em Primeiros Socorros

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 27/05/2016

Cerca de 80 funcionários da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, incluindo agentes de trânsito, foram capacitados para prestar atendimentos em Primeiros Socorros. A formação aconteceu nos dias 18 e 19 maio, no auditório da TaboãoPrev, e foi ministrada por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A capacitação faz parte de um projeto desenvolvido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Taboão da Serra e visa orientar pessoas leigas a agir em situações de emergência. “Os primeiros atendimentos costumam ser decisivos para a recuperação do paciente. Pensando nisto, resolvemos criar esta capacitação para que pessoas que não tenha conhecimentos específicos em Saúde saibam como agir até a chegada do serviço de emergência”, disse Dra. Raquel Zaicaner, secretária de Saúde.

À ocasião, os servidores receberam orientações diversas desde como aferir sinais vitais e identificar um infarto através dos sintomas, a até questões mais complexas, como agir em casos de hemorragias, cortes, queimaduras e paradas cardiorrespiratórias. Os funcionários aprenderam a fazer a Manobra de Heimlich, utilizada para salvar pessoas engasgadas, seja adulto ou bebê. Também foram passadas orientações sobre imobilizações em caso de acidentes e de fraturas. 

Segundo Sonia Fischer, coordenadora do SAMU, este trabalho de capacitação, além de importante é gratificante. “Em março tivemos o caso de uma explosão de gás, na Vila Sônia do Taboão. O primeiro a chegar até o local foi um vizinho, funcionário da Defesa Civil, que havia sido capacitado por nós. Lá ele prestou os primeiros atendimentos até a chegada do SAMU. Em situações como estas ficamos muito agradecidos por compartilhar e dividir parte do conhecimento do nosso trabalho”, afirmou.

Além dos agentes de trânsito e da Defesa Civil, também já foram capacitados participantes do curso Cuidadores Informais e Auxiliares de Classe. Em breve, os próximos a receber a formação serão os Guardas Civis Municipais.

Comentários