/ /

Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Taboão recebe primeiro CREAS da região

Por Alan Bezerra | 24/09/2010

S5033066_350.JPG

Prefeitura de Taboão inaugura CREAS

Na última quarta-feira, 22, Taboão da Serra tornou-se a primeira cidade da Região Oeste da Grande São Paulo que possui um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O órgão, mantido pela Prefeitura Municipal de Taboão da Serra, está instalado em prédio com dois andares e 11 salas no número 112 da Rua Henrique de Moraes Camargo, no Jardim São Paulo, e conta com uma equipe de 20 pessoas, dentre elas profissionais diversos, como advogados, psicólogos, pedagogos e gestor de pessoas.

A função do CREAS é proporcionar um serviço de Assistência Social mais amplo às pessoas que estão em situação de risco instalado. “Nosso objetivo é, além de atender moradores de rua, crianças que sofrem de abandono e descaso, jovens que sofrem com  as drogas, descobrir os motivos que levaram a essa situação”, nos conta a Coordenadora do CREAS Ângela Maria do Vale.

Recentemente, o município de Taboão recebeu mais um CRAS, situado no bairro Monte Alegre. A coordenadora Ângela nos explicou a diferença entre os projetos. “O CRAS faz o atendimento preventivo, atua onde existe o risco de problema, e é mais voltado à família. O CREAS, no entanto, é voltado ao indivíduo, trabalha com os casos onde o problema aconteceu ou ainda acontece”.

A ideia raiz do CREAS surgiu em âmbito nacional, no Ministério do Desenvolvimento Social, através da Lei Orgânica de Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social. Em Taboão da Serra, a implementação do programa se deu graças a Prefeitura Municipal da cidade, por intermédio da Secretaria de Assistência Social.

O CREAS promove a reinserção social de moradores em situação de rua, os encaminhando para abrigos ou encontrando sua família. O programa conta com um grande número de parceiras com outros órgãos da municipalidade, tais como a Coordenadoria da Mulher, as Secretarias da Habitação, da Saúde, do Desenvolvimento, a Guarda Civil Municipal, o Conselho Tutelar, o Ministério Público e o CAPSAD – Álcool e Drogas. “A nossa função é fazer o meio-campo entre as pessoas e os órgãos que podem ajudá-la a resolver seus problemas”, conta Ângela Maria do Vale.

Silmara

eu silmara, gostaria de saber se nao tem vaga para pegar estágiario de serviço social? pois estou em pocura de um estágio urgente. aguardo resposta

Antonia

Itapecerica da Serra já tem creas a 18 meses atraz, eu estive na inauguração , mas parabens a prefeitura de nossa cidade,valeu dr. Evilasio.

01/09/2015

Depilação a laser é a única que elimina os pelos totalmente

01/09/2015

Autarquia de Saúde de Itapecerica prorroga inscrições do Concurso Público

01/09/2015

Alunas recebem noções de higiene e saúde em aula da Vigilância Sanitária

31/08/2015

Prorrogado até 10/9 o prazo da campanha contra poliomielite em Embu das Artes

28/08/2015

Agentes Comunitários de Saúde participam de capacitação em Saúde Bucal

25/08/2015

Semana do Aleitamento Materno acontece em Itapecerica da Serra

23/08/2015

Vacina da poliomielite continua nas Unidades Básicas de Saúde de Taboão

21/08/2015

Curso de Cuidadores Informais chega a 6° turma com 45 alunos

18/08/2015

Suposta enfermeira diz haver reuso de seringas na UPA ; prefeitura nega

18/08/2015

Nova UBS Jd. Angela equilibra e melhora o atendimento ao público

03/09/2015

GCM de Itapecerica prende dois homens por posse e tráfico de drogas

03/09/2015

Assistência Social divulga lista de candidatos que concorrerão ao Conselho Tutel

03/09/2015

Evento mostra resultados de atendimento a 1.470 idosos em Embu

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.