Melhor enxadrista cego do Estado é de Taboão da Serra

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 12/05/2016

Taboão da Serra está no topo da lista paulista de Xadrez para Cegos. O responsável por este feito é Renato Barbosa de Almeida, 21 anos, morador do Jardim Saint Moritz. Ele frequenta o Centro de Apoio e Integração ao Deficiente Visual e Auditivo (CIADEVA), onde participa de inúmeras atividades, como aulas de dança e artesanato.  

O garoto aparentemente tímido coleciona uma infinidade de medalhas e troféus. Uma das últimas conquistas foi o Prêmio Fabiana Sugimori, que homenageia os melhores atletas do ano de 2015. A entrega da medalha aconteceu em Taubaté, durante a abertura oficial dos VI Jogos Paulista de Desporto Para Cegos. 

Nascido na Bahia, Renato ficou cegos aos dois anos de idade, porém a deficiência nunca foi uma barreira. “Já tentei de tudo: karatê, judô, goalball (futebol para cego). Agora quero fazer natação e cursar Tecnologia da Informação”, disse. Quando questionado sobre o xadrez, ele afirma que, no começo, sempre perdia as partidas. “Sempre ganhavam de mim. Até que em 2009 machuquei o braço e precisei ficar cinco meses em casa. Aproveitei para treinar e jogava muito pelo computador”, afirmou.

Desde então, raramente perde uma partida. “Renato é ótimo em exatas e principalmente em raciocínio lógico. Ele consegue memorizar todas as peças de xadrez e jogar sem tabuleiro”, declarou Josafá Ferreira da Costa, professor do CIADEVA. Já a diretora Marcia de Jesus Temoteo, define que o jovem tem um futuro promissor no xadrez. “Inclusive já existem pessoas e instituições observando o trabalho de Renato para patrociná-lo”, disse.

Para o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, João Medeiros, tanto Renato, quanto o trabalho desenvolvido pelo CIADEVA são exemplos a serem seguidos. “Nossos alunos e professores tem feito à diferença e mostram que nada é impossível quando se tem dedicação e determinação. Por isto que apoiamos e incentivamos uma educação inclusiva de fato”, afirmou. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUC), da Prefeitura de Taboão da Serra, tem apoiado Renato e a equipe de goalball a participar das competições. Além de doar uniforme, a SEDUC pagou as passagens para as equipes participarem dos últimos torneios.

Serviço:


CIADEVA

Av. Brasil, 1146, Jardim América. 

Telefone: (11) 4787-2814

ciadeva@taboaodaserra.sp.gov.br / ciadeva@educataboao.com.br

Comentários