O sonho vira realidade: começam cursos de extensão da UNIFESP EMBU

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 22/09/2010

A população que sonhava em ter na sua cidade uma Universidade Federal, a partir da próxima semana já pode vê-lo realizado. O prefeito Chico Brito se reuniu na sexta-feira, 10/9, com o reitor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Walter Albertoni, e com a pró-reitora de extensão, Eleonora Menicucci de Oliveira, para marcar a data da inauguração do Campus Avançado de Extensão da Unifesp e fechar os detalhes finais do convênio. Para isso, acompanharam também o encontro a chefe de Gabinete, Cristina Santos, que fez parte do grupo de trabalho de implantação; e o controlador geral do município, Marcos Rosatti, responsável pelas questões jurídicas.

Durante a reunião, Walter Albertoni destacou que esse é apenas o início de um projeto ainda mais ambicioso que a Unifesp tem para o município. Já a pró-reitora de extensão disse que o objetivo da instituição é que o campus Embu seja uma referência nas áreas de comunicação e artes, sinalizando para os futuros cursos de graduação.

Os cursos de extensão foram estabelecidos por um grupo de trabalho, cujas atividades iniciaram em junho, composto por membros do poder público e professores da Unifesp. A partir daí, ficou proposto que no último trimestre de 2010 será realizado um projeto piloto para implantação dos cursos de capacitação dos servidores públicos municipais de Embu e região.

As aulas ocorrerão no Complexo Educacional Professora Valdelice Prass e na Escola Municipal Professor Paulo Freire. O curso que iniciará na próxima semana será sobre História da Arte mas, até o final do ano, também ocorrerão outros na área de esporte, Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), dentre outros.
Inauguração: 27 de Setembro

A inauguração do Campus Avançado de Extensão acontecerá no dia 27 de setembro (segunda-feira), às 10 horas, na Escola Municipal Professora Valdelice Aparecida Medeiros Prass - Av. Aimará, s/nº Parque Pirajuçara - e contará com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad. Na cerimônia será feita a assinatura do convênio. De fato é a Unifesp fazendo morada na terra das artes através de um projeto que beneficiará uma população de mais de cinco milhões de pessoas.

Confira os membros que coordenaram os trabalhos para a escolha dos cursos:

Membros da Unifesp
• Universidade da Terceira Idade - Professor Dr. Luiz Kulay Junior -  Coordenador Acadêmico da Universidade Aberta à Terceira Idade
• Esporte - professor Vagner Correia Santos, programa de Esporte;
• Saúde - professor Renato Nabas Ventura, coordenador do Programa de Integração Docente Assistencial (Pida/Unifesp); Prof. Dr. José Roberto da Silva Brêtas como Pró-Reitor Adjunto;
• Cursos de capacitação e primeiro emprego - Prof. Dra. Conceição Vieira da Silva Ohara – diretora da pró-reitoria e coordenadora do DAC (Departamento de Assuntos Comunitários) e Carlos Junior, assessor de assuntos estudantis.
• Cultura – Prof. Dra. Eleonora Menicucci de Oliveira – Pró-reitora de extensão da Unifesp
• Administração – José Cruz

Membros do Governo da Cidade de Embu
• Cristina Santos – Chefe de Gabinete
• Geraldo Juncal Júnior – Secretário de Desenvolvimento Urbano
• Humberto Panzetti – Secretário de Esportes
• Paulo Oliveira – Secretário de Cultura
• Pedro de Carvalho Pontual – Secretário de Participação Cidadã
• Sandra Magali – Secretária de Saúde
• Rosimary de Matos – Secretária de Educação

Texto e Foto: Júlio Marcondes - Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Embu

Comentários