Prefeitura de Taboão já capacitou 500 pessoas no curso de Cuidadores Informais

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 15/04/2016

Uma nova turma do curso de Cuidadores Informais, com 30 alunos, teve início no dia 5 de abril. A iniciativa da Prefeitura de Taboão da Serra, que foi implantada em 2013, já capacitou cerca de 500 pessoas. O trabalho é desenvolvido em rede, numa parceria entre as Secretarias de Saúde, Esportes, Desenvolvimento Econômico e Assistência Social.

As aulas, que ocorrem na Escola Municipal de Gastronomia, proporcionam conhecimentos sobre como lidar com idosos e pacientes acamados que precisam de uma atenção especial por parte dos cuidadores. 

De acordo com a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, “o curso é de extrema importância para aquelas famílias que passam por um momento difícil, com algum familiar acamado, e que precisam do trabalho do cuidador”. Raquel ressaltou ainda que “o curso traz aos alunos uma noção bem ampla e facilita o ingresso dos cuidadores no mercado de trabalho”. 

O curso 

O curso é dividido em módulos e aborda, por exemplo, a senescência (processo natural de envelhecimento), senilidade, psicologia, Assistência Social, enfermagem, manuseio, curativo e higiene, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, educação física e por último a nutrição, com assuntos relacionados a farmacologia e odontologia. Uma novidade é a inclusão de palestra sobre primeiros socorros, ministrada pela equipe do SAMU.

Após o curso, os cuidadores ainda terão o suporte psicológico oferecido pela Coordenação de Saúde Mental, através de rodas de conversa e terapia em grupo.

Os interessados em ingressar em turmas que serão abertas futuramente podem se inscrever na própria Secretaria de Saúde.

Serviço

Inscrição: Secretaria de Saúde
Telefone: 4788 5600

Comentários