Curta Saúde divulga atividades livres e gratuitas para a população de Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 12/04/2016

Em Embu das Artes dia de cuidar da Saúde é todo dia, pensando nisso a Secretaria Municipal de Saúde, organizou um evento especial em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril). O Curta Saúde, realizado domingo, 10/4, reuniu munícipes e servidores públicos em torno de uma única causa: a promoção da  saúde.

Durante o evento, além de se exercitar, participar de oficinas, receber orientações e prestigiar apresentações culturais, o público presente pode tomar conhecimento sobre todos os serviços que a Prefeitura oferece em prol da Saúde, desde atendimento médico, atividades esportivas e culturais, até opções saudáveis de alimentação, como às Feiras Livres, espalhadas pela cidade.

No Jardim do Colégio, às atividades começaram cedo. Às 8h, uma caminhada partindo do Supermercado Kaçula, deu início a comemoração, que prosseguiu com alongamento e uma animada aula de Zumba, no CEU Jardim do Colégio. Após os exercícios, os presentes puderam contemplar a apresentação dos estudantes da Escola Municipal de Música, do Jardim Santo Eduardo, e participar de oficinas de Auriculoterapia, entre outras atividades.

 Joana Costa Machado, moradora do Jardim do Colégio, conta que ficou sabendo do evento na aula de Zumba, que costuma frequentar as terças e quintas-feiras, no Centro Unificado de Esportes (CEU).  Após a aula de Zumba, experimentou uma sessão de Auriculoterapia, modalidade de Reflexoterapia que concentra sua ação na orelha, realizada por estudantes de Naturologia, da Universidade Anhembi Morumbi: “Eu trabalhei dos 5 aos 11 anos na roça, depois passei a vida trabalhando com limpeza, em casas de famílias e empresas, fiz muita força e hoje não consigo mais trabalhar por conta da dor nos braços. Eu não conhecia a Auriculoterapia, gostei bastante. Agora é seguir o tratamento recomendado por 7 dias e torcer para melhorar”.

A programação também foi extensa no Parque Francisco Rizzo, que abriu o dia de atividades com a tradicional aula de Zumba, que semanalmente reúne centenas de pessoas. Quem compareceu ao local pode desfrutar de atividades como Dançar Circular, Lian Gong, Biondança e Ayurveda, medicina indiana milenar, além de apresentações culturais.

Tamires Silva Oliveira de Andrade, moradora do Jardim Silvia, conta que frequenta o Parque Francisco Rizzo diariamente, além de caminhar ela participa das aulas de Zumba mas, nesse domingo, conheceu outras atividades oferecidas no Parque: “Participei da Zumba, da Dança Circular e da Ayurveda, gostei bastante da última aula, pois trabalha todos os membros do corpo e não somente a musculatura,  é um tratamento de dentro para fora, pretendo participar mais vezes”, afirmou.

Como de costume, Wilson Natal de Paiva, morador do Jardim Flórida, dedicou o domingo a passear com o filho Yago (2), pelo Parque Rizzo mas, dessa vez, não foram às carpas ornamentais que chamaram a atenção do pequeno: “Eu venho todos os domingos com ele mas, hoje, ele não quis saber dos peixes, me puxou para ver a apresentação de capoeira, ele adora. Também vimos as pessoas se exercitando, foi bem legal”.

Quem passou pelo Parque Rizzo também pode conferir uma demonstração da quantidade de açúcar, sal e gordura contidos em alimentos industrializados, realizada por estudantes do 1º ao 4º ano, do curso de Nutrição, da Universidade Anhanguera.

O Curta Saúde foi uma ação especial realizada em conjunto pelas Secretarias de Saúde, Esportes e Lazer, Cultura e Turismo e contou com apoio das Universidades Anhembi Morumbi e Anhanguera Educacional,  Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (Cejam) e Supermercados Kaçula.

Confira aqui, a relação de atividades gratuitas que a Prefeitura oferece, por região.


Comentários