Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde
Depois de Taboão, Embu e Itapecerica recebem serviço do Samu
Na semana passada o Ministério da Saúde aprovou a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para os municípios de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço. Na região, somente a cidade de Taboão da Serra já contava com o serviço desde 2006. A Central de Regulação Médica que é responsável pelo atendimento de todos os chamados recebidos pelo telefone 192 de toda a região, será em Embu.
Para que isso ocorra, a central de Ambulâncias foi instalada em novo prédio, localizado no Jardim Magali, que será adaptado para receber a Central de Regulação utilizando recursos do Ministério da Saúde. Atualmente a Central será responsável pelo atendimento de: acidentes em geral, casos clínicos, fazer remoções (dos pronto-socorros para hospitais, por exemplo), atendimento ambulatorial no local e transporte de pacientes para tratamentos especializados em outros municípios como São Paulo ou Taboão da Serra.
A cidade de Embu das Artes receberá também três ambulâncias, sendo dois suportes básicos de vida e um suporte avançado de vida (UTI móvel). Itapecerica da Serra também receberá duas viaturas (um suporte básico e um avançado). Já Juquitiba receberá dois suportes básicos de vida e São Lourenço da Serra ficará com um suporte básico.
Conheça o SAMU
O serviço tem por objetivo, segundo o Ministério da Saúde, prestar socorro à população em situações de urgência e emergência. O atendimento é realizado em qualquer lugar, seja na residência, no trabalho ou nas vias públicas. Para que o atendimento seja realizado é necessário ligar a qualquer hora para o telefone 192.
Embu das Artes ainda não receberá os chamados, pois está em processo de implantação, mas assim que o serviço estiver disponível a população será informada de acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura.
O Samu/192 é parte da Política Nacional de Atenção às Urgências criada, em 2003, pelo Governo Federal, e visa garantir melhor qualidade de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) contemplando cinco grandes ações, sendo elas: Organizar o atendimento de urgência nos pronto-atendimentos, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família; Estruturar o atendimento pré-hospitalar móvel (SAMU 192); Reorganizar as grandes urgências e os pronto-socorros em hospitais;
Criar a retaguarda hospitalar para os atendidos nas urgências; e Estruturar o atendimento pós-hospitalar.
Com informações de Júlio Marcondes (Assessor de Imprensa da Prefeitura de Embu das Artes).
Anonima
Acorda gente..pra entrar é só por concurso, vcs ACHAM que vão selecionar VCS pq postaram aqui?CLARO QUE NÃO!!
ANTONIO CARLOS NEIVA
Gostaria de saber como devo fazer para fazer parte do SAMU de Embu. Participei da ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO do SAMU DE OSASCO.Tenho conhecimeno na area OPERACIONAL. Ajudei na IMPLANTAÇÃO do SAMU DE TABÃO DA SERRA e outros. Atualmente estou na CENTRAL DE REGULAÇÃO HMCO. Meu tel. 011-7542.3055 COORDENAÇÃO GERAL SAMU EMBU
Andre Ferreira dos santos
Boa tarde, sou aux e tecnico de enfermagem quero saber o que presciso para trabalhar no samu (Embu)
TATIANE PEREIRA DE SOUZA
TATIANE PEREIRA DE SOUZA Brasileira; Solteira Nascimento; 03/11/1984. Rua Guaíba, 641 Jd.novo campo limpo: 06826-510. Fones: 4782-2047 - 7071-5300/6792-98-25 – tattypsouza@ig.com.br objetivo • AUXILIAR DE ENFERMAGEM FORMAÇÃO • Auxiliar de Enfermagem/2005 Técnica de enfermagem (cursando) . EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 2006-2007 - Doutor Antonio Augusto Barbosa Lopes Cargo: Auxiliar de enfermagem. Principais atividades: Coordenação e operacionalidade de administração de medicações e controle do bem estar à paciente auxilio a terapia; Ventilação Mecânica Bomba de Infusão. 2007-2008 –Sareh saúde retaguarda hospitalar Cargo: Auxiliar de enfermagem Principais atividades: Procedimentos em verificação de sinais vitais, administração de medicamento Endovenosa, Intramuscular e Via Oral 2008-2009; Hospital Nossa Senhora Da Penha CARGO: Auxiliar de Enfermagem. Principais atividades: UTA Atual; Hospital alvorada Moema Cargo; Auxiliar de enfermagem Principais atividades; coleta de sangue, hemocultura; cultura de ponta de cateter, swabs da área especifica, admissão de pacientes, emergência Cursos e Especializações: hospital são Luiz Anália franco são Paulo-SP Doenças transmissíveis na atual idade e tratamento de feridas Sou Auxiliar de enfermagem há cinco anos e venho atuando e me especializando cada dia mais na área, interesso em crescer cursando o curso Técnica enfermagem e me proponho a pedir oportunidade de me empregar e poder demonstrar minha capacidade, agradeço já à compreensão
Aviso: No momento do cadastro são capturadas informações que possibilitam a identificação individual do usuário e de seu computador
Nem mesmo o salário de até R$ 10 mil por mês, para jornada de trabalho que varia de 12 a 40...
Nesta terça-feira, 8 de maio, Itapecerica da Serra completou 135 anos. Quem ganhou um grande...
Mais de um milhão de pessoas das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes e região serão...
Chuva, animação e muita disposição! Essa foi à receita para que a 8ª Caminhada Para Uma Vida...
Cerca de 120 profissionais da Autarquia Municipal da Saúde de Itapecerica da Serra estão...
A Autarquia de Saúde - IS e a Secretaria de Educação da Prefeitura de Itapecerica da Serra...
No estado de São Paulo, 74% dos 58.000 médicos que atendem planos de saúde consideram ruim ...
No sábado (10/3) foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde dos Jardins Santa Luzia, Sílvia e Tomé...
O Governo Federal, através do Ministério da Saúde lançou uma campanha nacional “Saúde nas...
A Polícia Civil de Taboão instaurou inquérito para apurar as denúncias de assédio moral e ameaça...
Cerca de sete assaltantes atearam fogo em um ônibus circular do bairro Sítio das Madres, por...