EMI Sansão promove caminhada em combate ao mosquito da dengue

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 1/04/2016

O combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, não para em Taboão da Serra. 

No dia 31 de março, os alunos da Escola Municipal Infantil Sansão realizaram nos períodos da manhã e da tarde caminhadas pelas ruas do Jardim Salete, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância de eliminar os criadouros do inseto. 

Funcionários da escola e alguns familiares das crianças acompanharam a ação, que também contou com a presença de profissionais da Secretaria da Saúde de Taboão. Os alunos distribuíram material informativo e exibiram cartazes com dicas para acabar com os focos do Aedes Aegypti. “Essa iniciativa é fundamental, queremos envolver a comunidade escolar no combate às doenças para que isso seja parte da rotina dos estudantes, não importa a idade que tenham”, explicou o secretário de Educação do município, João Medeiros.  

Na EMI Sansão, o trabalho é realizado com todos os alunos, que têm entre um e cinco anos. Para os mais jovens, os professores produzem peças de teatro relacionadas ao tema, enquanto as turmas do Jardim I e II participaram das caminhadas pelo bairro, depois de realizarem diversas atividades internas sobre o assunto. “As crianças são os portadores das informações no combate ao mosquito, elas conseguem começar a conscientização por meio das cobranças que fazem para a própria família. Essa ação é interessante, pois a precaução deve ser iniciada em casa e na escola”, destacou a diretora Claudia Fernandes.

Os familiares dos estudantes reconhecem o bom trabalho realizado na escola. “Acho muito importante a conscientização que é feita com as crianças, que também nos cobram dentro de casa para eliminarmos os criadouros do mosquito”, afirmou Áurea Silvia, moradora do Jardim Record e mãe do aluno Mauro Henrique, de quatro anos. 

As caminhadas dos alunos, marcadas por muita alegria, chamaram a atenção dos moradores do bairro, que saiam de suas casas curiosos com a ação das crianças, o que reforça o sucesso que a iniciativa obteve na conscientização das pessoas sobre esse importante tema.

Taboão contra o Aedes Aegypti

A Prefeitura de Taboão da Serra tem realizado diversas ações em combate ao mosquito da dengue. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ester Cordeiro promoveu uma caminhada com os alunos pelas ruas do Jardim Trianon para conscientizar os moradores do bairro sobre o tema. Além disso, mutirões para eliminar os criadouros do mosquito aconteceram recentemente no Parque Pinheiros, Ponte Alta, Jardim Record, Jardim das Margaridas e na região comercial da Estrada Kizaemon Takeuti, no Pirajuçara. O Shopping Taboão recebeu nos dias 18 e 19 de março uma grande equipe da Secretaria de Saúde, que distribuiu material informativo e orientou os clientes do estabelecimento comercial sobre como acabar com os focos do inseto. As ações envolveram profissionais do Centro de Controle de Zoonoses, Vigilância Epidemiológica, Defesa Civil, Cata Bagulho e de todas as secretarias municipais. 

Disque Dengue

A Prefeitura de Taboão da Serra também criou o Disque Dengue. Através do número 4788-5609 os moradores podem entrar em contato para denunciar, alertar sobre casos suspeitos ou solicitar a visita do Centro de Controle de Zoonoses. O atendimento deste serviço é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Comentários