UBS do Jardim Suína, em Taboão realiza mutirão de papanicolau

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 15/09/2010

A Unidade Básica de Saúde do Jardim Suína realizou um mutirão de papanicolau no último final de semana do mês de agosto. O mutirão atendeu 107 pacientes que realizaram o exame que previne doenças como o câncer do colo do útero.

O diretor da unidade, Leandro Montana, avaliou o mutirão como positivo e satisfatório e pretende levar essa ação mês a mês na UBS. “Em um dia realizamos 107 exames de papanicolau é um número bem expressivo se levarmos em conta que no mês chegamos a 90 atendimentos”, comentou o diretor.

Segundo o diretor, esse tipo de ação no final de semana atende uma demanda de pessoas que não podem ir a uma UBS de segunda a sexta-feira. “Por falta de tempo a população vai deixando há saúde um pouco de lado, e, proporcionando uma oportunidade no final de semana conseguimos suprir essa necessidade”, explicou o diretor Leandro Montana.

Para a moradora do Jardim Suína, Rosemara da Cruz, novos mutirões deveriam ser realizados aos finais de semana. “Aproveitei que trabalho durante a semana para fazer o papanicolau e colocar a saúde em dia. Mas, gostaria que o próximo fosse o da mama porque é outro exame importante para a saúde da mulher”, comentou a moradora. 

Papanicolau

O papanicolau é o exame que previne o câncer de colo uterino. Deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. Se o resultado do exame for negativo por três anos seguidos, a mulher pode fazê-lo de 3 em 3 anos. Consiste na coleta de material do colo uterino para exame em laboratório. É um exame simples e barato, porém algumas mulheres ainda resistem em realizá-lo por medo ou vergonha.

A frequência de realização do exame será estabelecida depois pelo médico, de acordo com os resultados. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de colo de útero são inícios precoces da atividade sexual, número elevado de parceiros sexuais, multiparidade (ter tido vários filhos), antecedentes de doença sexualmente transmissível e falta de higiene pessoal.

Texto e Foto: Ricardo Vaz

Comentários