Mutirões avançam pelos bairros de Taboão para combater o mosquito da Dengue

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 3/03/2016

O combate à proliferação ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e do Zika Vírus não para em Taboão da Serra. 

A Secretaria de Saúde vem intensificando suas ações pelos bairros de Taboão com os mutirões conscientizando a população que um simples ato, como evitar agua parada em pneus, garrafas, vasos de planta e manter caixas d´água cobertas, evita que o mosquito deposite seus ovos que duram em média doze meses. 

Nos primeiros meses de 2016, bairros como Ponte Alta, Jardim Record, região de comércio da Kizaemon Takeuti e Jardim das Margaridas foram monitorados e vistoriados pelos profissionais da Saúde com o apoio das Secretarias Municipais e da Defesa Civil, com a Operação Cata Bagulho.

"No mutirão de sábado, 27, no Jardim das Margaridas, conseguimos atender um número grande de residências eliminando possíveis criadouros e levando ao conhecimento dos moradores que eles são os grandes aliados no combate a Dengue”, salientou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner. 

Apenas no mutirão do Jardim das Margaridas a Operação Cata Bagulho retirou mais de 40 caminhões de objetos em desuso deixado pelas ruas do bairro. “Mesmo com todo esse trabalho algumas pessoas ainda não se conscientizaram que qualquer recipiente, desde uma tampinha de garrafa a uma caixa d´água descoberta, vai dar margem para o mosquito se proliferar”, disse o comerciante, José dos Santos. 

É importante ressaltar que desde 2013 a Secretaria de Saúde realiza ações no município de combate ao mosquito. “Não adianta o poder publico fazer sua parte e a população fechar os olhos para uma situação alarmante que pode levar a consequências mais graves. Precisamos combater o mosquito”, comentou o morador do Jardim das Margaridas, Roberto dos Santos.

Disque Dengue

A Prefeitura de Taboão da Serra também criou o Disque Dengue. Através do número 4788-5609 os moradores podem entrar em contato para denunciar, alertar sobre casos suspeitos ou solicitar a visita do Centro de Controle de Zoonoses. O atendimento deste serviço é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.


Comentários