Em Taboão Desfile Cívico de Sete de Setembro abordará Mitos e Lendas

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 3/03/2016

Os trabalhos da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Taboão da Serra estão a pleno vapor. Menos de um mês após o início do ano letivo, a pasta já trabalha com o Desfile Cívico de Sete de Setembro, que este ano abordará “Mitos e Lendas”. O anúncio foi feito pelo secretário de Educação, João Medeiros, na quinta-feira, 25 de fevereiro, durante a tradicional reunião de diretores. 

À ocasião, João Medeiros apresentou aos gestores das escolas, alguns livros que nortearam a escolha do tema. São eles “Lendas e mitos dos Índios Brasileiros”, do historiador e fundador do Museu do Índio de Embu das Artes, Valdemar “Walde-mar” de Andrade e Silva, além de obras do escritor Monteiro Lobato. “Vivemos em um país multicultural, onde o sincretismo está presente de diversas formas. Logo, optamos por abordar Mitos e Lendas do Folclore brasileiro”, explicou João Medeiros. 

Milhares de pessoas foram a Avenida Fernando Fernandes prestigiar o Desfile Cívico de 2015, que teve como tema as Olímpiadas. As crianças da Educação Infantil representaram a Grécia, através dos livros “O Minotauro” e “Os Doze Trabalhos de Hércules”, ambos de Monteiro Lobato. Já os alunos do Ensino Fundamental abordaram as Olímpiadas desde a primeira edição, realizada em 1896, até os dias atuais.

Concurso Cultural “Olímpiadas”

Após o sucesso do Desfile Cívico do ano passado, a Secretaria de Educação mais uma vez incentiva os estudantes da rede a desenvolver e apresentar seus talentos através de um concurso cultural. Nesta edição, as crianças poderão demonstrar parte do que aprenderam sobre os Jogos Olímpicos. “A ideia é trabalhar e estimular o protagonismo dos alunos, além de divulgar e fortalecer os trabalhos que são desenvolvidos nas escolas”, reforça João Medeiros.

O concurso é destinado a alunos do Jardim I ao 5º ano, além da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Os trabalhos deverão ser executados em sala de aula, até 14 de março e enviados à Secretaria de Educação até 16 de março. Os materiais serão avaliados por uma comissão julgadora e os melhores trabalhos estarão disponíveis no portal Educa Taboão (www.educataboao.com.br) para votação popular entre 28 de março e 01 de abril.


Comentários