Escola de Embu faz debate sobre eleição com candidatos a deputado estadual

Por Sandra Pereira | 13/09/2010

A Escola Estadual Alexandrina Bassith, no Jardim Ângela, em Embu das Artes promoveu na sexta-feira, 10, pela manhã, um debate inédito com os candidates a deputado estadual da região. A iniciativa fez parte de um projeto pedagógico inovador que pretende garantir que no currículo escolar a discussão em torno de política e cidadania. Os candidatos Geraldo Cruz (PT),  Wilson (Psol) e Roberto Furtado (PSL), de Taboão da Serra, participaram do debate e elogiaram a iniciativa da direção da escola.


O debate reuniu mais de 300 pessoas na escola. A platéia formada por alunos, professores, pais e moradores da comunidade escolar prestigiaram o debate e ouviram atentamente as propostas e pontos de vista dos candidatos sobre temas como educação, violência contra a mulher, moradia, reforma agrária, entre outros.

Todos os candidatos responderam as perguntas elaboradas previamente por professores e alunos. A ordem de participação deles foi definida por meio de sorteio.

Em seguida era feito outro sorteio para escolher qual candidato iria comentar a resposta do outro candidato. A comunidade presente também pode participar fazendo questionamentos aos candidatos.


O tema educação foi um dos que rendeu a maior repercussão. Todos os candidatos se mostraram contrários a política de bônus e promoção por mérito implantada pelo governo do Estado, segundo a qual o professor é remunerado por meio de avaliação feita pela diretoria da escola.

“Estamos no Estado mais rico do Brasil e ainda somos obrigados a conviver com professores mal remunerados, alunos passando de ano sem saber e salas de aulas superlotadas”, afirmou Geraldo Cruz. Ele fez questão de elogiar a iniciativa da escola e a participação de alunos, professores e a comunidade.

O professor Wilson, do Psol de Embu, criticou duramente o modelo de educação do governo do Estado. Para ele a política de bônus é esmola e os dois professores em sala de aula uma mentira. Além disso, ele alega que há falta de diálogo do governo com os profissionais da educação.

Ele também defendeu o voto em candidatos da região como forma de garantir que após a eleição ele mantenha compromisso com a comunidade local.  “Não adianta votar em um candidato que não vai mais voltar na região”, ponderou.

O candidato Roberto Furtado falou sobre a importância de fazer uma campanha limpa e agradeceu a participação de todos os que foram prestigiar o debate promovido pela escola.

Todos  os candidatos fizeram questão de destacar a ausência dos que faltaram ao debate promovido pela escola. A ausência da deputa estadual Analice Fernandes foi amplamente criticada, já que ela e do mesmo partido do governo do governo do Estado, que sofreu várias críticas durante o debate. Segundo a organização do evento ela não enviou justificativa para o não comparecimento no debate.
 

Comentários