Clínica de DST e Hepatites Virais recebe treinamento inédito na América Latina

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 12/09/2010

A recém inaugurada Clínica de DST e Hepatites Virais da Prefeitura de Taboão da Serra promoveu no dia 1º de setembro, um treinamento inédito para os profissionais de saúde da cidade. O workshop do programa internacional “Women for positive action” ou Mulheres de Ação Positiva contou com palestras sobre o tratamento especializado para mulheres com HIV.

As palestrantes foram, a infectologista, Ana Carla Carvalho de Melo e Silva, a ginecologista Helaine Milanez e a psicóloga Raquel Moreno, responsáveis pela divulgação do programa no Brasil. Entre os temas abordados estavam: Concepção e contracepção, Relação Médico-Paciente, Bem estar emocional e teste anti-HIV.  

Para o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, esse treinamento marca uma nova fase da saúde em Taboão da Serra. “Aumentamos muito o número de atendimentos na rede de saúde da cidade e com esse primeiro objetivo alcançado, agora vamos investir no aprimoramento e qualificação dos nossos profissionais através de palestras e workshops e assim promover um ganho também na qualidade do atendimento”.

O diretor da Clinica, Dr. Ricardo Moraes, explica que “soubemos dessa palestra através da nossa médica Dra. Íris Bandeira Roquim que está sempre em busca de novas informações sobre o assunto, o que demonstra o comprometimento da nossa equipe em oferecer cada vez mais, melhores serviços à população”.

Durante a palestra, a infectologista Ana Carla observou que muitas pessoas podem melhorar a qualidade de vida quando descobrem que são portadoras do vírus. “Tenho muitos pacientes que passaram a se preocupar mais com a saúde e a desenvolverem hábitos mais saudáveis e realizar os projetos pessoais e profissionais depois do diagnóstico positivo da doença, porque hoje em dia o tratamento para pacientes com HIV está muito avançado e possibilita maior qualidade de vida”. 

A palestra também abordou o número crescente de mulheres infectadas com o vírus. Uma estimativa da Organização das Nações Unidas sobre HIV/Aids estima que em 2008 já eram 33,4 milhões infectados no mundo inteiro e dentre esses 15,7 milhões eram mulheres. Esses dados mostram a importância de as mulheres realizarem o teste periódico, inclusive durante a gestação. “Atualmente os portadores do vírus podem demorar até oito anos para desenvolvem qualquer sintoma, por isso é necessário que não só as mulheres, mas todas as pessoas façam o exame”.

A Clínica de DST e Hepatites Virais oferece o teste anti-HIV de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas com resultado no mesmo dia. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) também é possível realizar o exame, basta procurar o endereço mais próximo.

Women for Positive Action (Mulheres de Ação Positiva)

Mulheres de Ação Positiva é uma iniciativa global formada por profissionais de saúde, mulheres infectadas pelo HIV e representantes da comunidade mundial com o bejtivo de abordar as preocupações especificas das mulheres que vivem, convivem e trabalham com HIV.

Serviço:
Clínica de DST e Hepatites Virais
Endereço: rua Pedro Borba, 259- Jd. Maria Rosa
Tel: 4135-3556/4787-8446

Por Nely Rossany e Marcelo Valladão

Comentários