Conselhão da Cidade será lançado em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 6/12/2015

Com o slogan “Embu das Artes: Construindo o presente e planejando o futuro!”, o Conselhão da Cidade nasce para fortalecer a participação da sociedade civil nos destinos do município, fazendo o planejamento sustentável da cidade, com participação e construção de todos os munícipes. A função deste Conselho é criar um fórum de contribuição para enriquecer o planejamento e desenvolvimento da cidade, com diretrizes para todas as áreas da administração pública, contendo metas e iniciativas estratégicas para os próximos 20 anos.

O Colegiado Ampliado da Prefeitura (prefeito, vice-prefeito, secretários, secretários adjuntos e diretores de projetos) realizará encontros nas 20 unidades administrativas da cidade para debater temas com base nas cinco diretrizes de governo: Gestão Democrática, Inclusão Social, Desenvolvimento Sustentável, Cidade Bonita, Organizada e Segura, e Modernização e Eficiência Administrativa. Com isso, pretende-se levantar problemas e potencialidades dos locais, estabelecer metas e estratégias para alcançar os objetivos e eleger membros do Conselho Local que representarão a unidade administrativa no Conselho da Cidade.

O Conselho Local será responsável pelo desenvolvimento de políticas integradas para a região e terá representantes dos segmentos: religioso, empresarial, moradores, conselhos escolares (municipal e estadual), entidades comunitárias, conselho das unidades básicas de saúde e agremiações esportivas. 

Já o Conselho da Cidade, que desenvolverá políticas estratégicas integradas para a cidade, será composto por movimentos sociais, GCM, Polícias Civil e Militar, Conseg, conselhos setoriais, Acise, Sabesp, Eletropaulo, Transporte, Conselho Local, OAB, Câmara Municipal e Judiciário. Em ambos haverá participação do governo municipal.

Como instrumentos de planejamento, serão utilizados: o Plano Diretor Municipal (e leis complementares), os Planos Setoriais (Habitação, Mobilidade, Saneamento, Cultura, Educação, Saúde, Assistência etc.), os Planos de Desenvolvimento Local (Planos de Bairros – metas estratégicas e orçamentárias para as regiões) e o Plano de Desenvolvimento Estratégico (metas estratégicas para a cidade). As plenárias estão previstas ocorrer na segunda quinzena de janeiro. O calendário será divulgado em breve.

Lançamento do Conselhão da Cidade de Embu das Artes
7 de dezembro, às 19h, Centro Cultural Valdelice de Almeida Prass
Av. Aimará, s/nº, Parque Pirajuçara 

Comentários