Onishi pede e prefeitura de Taboão aciona Justiça para limpar terreno infestado por escorpião

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 8/11/2015

Já faz tempo que os escorpiões andam tirando o sossego dos moradores da rua Beatriz Elisa, situada no Jardim Beatriz, em Taboão da Serra. Eles são vizinhos de um terreno particular localizado na rua J.B. Madureira, 64, que fica nos fundos da Rua Beatriz Elisa. Para resolver o problema que aflige os moradores a prefeitura de Taboão entrou na Justiça e obteve uma ordem judicial para entrar na propriedade e fazer a limpeza do terreno.

A prefeitura acionou a Justiça depois que o vereador Dr. Ronaldo Onishi levou a solicitação dos moradores ao conhecimento do prefeito Fernando Fernandes. Os escorpiões eram vistos com frequência nas casas e algumas pessoas chegaram a ser picadas. 

A ordem judicial para que a prefeitura limpe o terreno foi assinada pelo juiz Nélson Ricardo Casalleiro, da 3ª Vara Cível. A decisão dele autoriza funcionários da prefeitura a entrar no terreno para efetuar a limpeza e eliminar os riscos à saúde pública. O juiz também determinou que os proprietários mantenham o terreno limpo após a ação da prefeitura e fixou multa diária de 1 mil por até 15 dias em caso de descumprimento.  

 “Essa ordem judicial é uma conquista importante para a toda a comunidade do Jardim Beatriz. Fizemos várias reuniões para tratar desse problema e encontramos pessoas vítimas dos escorpiões. Uma moradora chegou a ficar internada sentindo dor, mal estar, pressão alta e outros sintomas. Era uma situação muito perigosa para a população. Felizmente, nenhuma criança ou idoso foi picado senão o problema poderia ter sido ainda pior”, afirmou o vereador Dr. Ronaldo Onishi. 

O vereador lembra que segundo os moradores o terreno em questão está infectado de animais peçonhentos como escorpiões, aranhas e outros insetos, que invadem as casas dos vizinhos. Além disso, o local seria propício ao criadouro do mosquito da dengue. 

Ronaldo Onishi disse que as equipes da prefeitura vão entrar no terreno para realizar a limpeza quando a chuva cessar e o solo estiver seco. Ele foi levar a boa notícia pessoalmente aos moradores, que demonstraram alívio. O vereador lembrou que a ação começou com um abaixo assinado e a mobilização feita com a comunidade. 

“A gente está esperando que o dono desse terreno fizesse a limpeza há muito tempo. Quando eu podia cortava parte do mato. Todo mundo aqui na rua sofre com esse problema. Graças a Deus a Justiça deixou a prefeitura entrar pra limpar. A gente só tem que agradecer ao vereador Onishi e ao prefeito”, afirmou seu José Carlos morador da Beatriz Elisa há 30 anos. 

A legislação municipal estabelece que em casos como o desse terreno a prefeitura pode realizar a limpeza da área e cobrar o proprietário pela realização do serviço junto com o carnê do IPTU.  

Comentários