Professora cria horta na E.E. Pacheco e motiva alunos a trabalhar em equipe

Por Sandra Pereira | 5/11/2015

Um grupo formado por 53 estudantes da Escola Estadual  José Roberto Pacheco, em Taboão da Serra, está vivenciando uma experiência nova desde que a professora de História e Geografia  Natália Bernardes começou um projeto de horta coletiva no contraturno do horário escolar, por meio do projeto Mais Educação. Meninos e meninas se empenharam juntos na limpeza do terreno, preparação do solo, plantio de sementes e atualmente compartilham o cuidado com as plantinhas recém nascidas. Por lá ninguém evitar sujar as mãos se o resultado se apresentar positivo. 

A horta que cresce dentro dos muros da escola já chama a atenção da comunidade escolar e dos visitantes. A plantação tem pés de morango, alface, coentro, salsa, cebolinha, cenoura, abóbora, beterraba, quiabo, couve e até pés de banana que foram trazidas da cidade de Miracatu.

“A experiência está sendo boa pra eles. Antes muitos deles nem sabiam o que era uma minhoca. Agora eles conhecem e sabem a sua função. Já fizemos trabalhos sobre agrotóxicos, mostramos o exemplo do morango que quanto maior tem mais agrotóxico. Além deles aprenderem a plantar pra consumir a gente percebe melhorias em sala de aula, sem contar que eles aprendem a trabalhar em equipe”, afirma a professora. 

O entusiasmo da educadora Natália Bernardes com o projeto é visível. Os olhos dela sorriem quando conta as experiências que que a horta coletiva já proporcionou. Ela contagia quem está por perto quando fala do envolvimento dos alunos e como eles estão desenvolvendo várias habilidades junto com a horta.

A professora conta que o número de alunos interessados em participar do projeto aumenta constantemente. Ela diz que nas aulas de geografia abordou o tema sustentabilidade e trata dele com frequência durante o trabalho na horta. Além da horta os alunos plantaram algumas árvores e fizeram poda de outras. 

“Eles falam da horta para os pais. Já recebi vários bilhetes. Estou muito feliz com o resultado e as experiências trazidas por esse projeto”, concluiu.

Comentários