Taboão da Serra participa do Programa “Tamojunto”

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 26/10/2015

Taboão da Serra recebe pelo segundo ano consecutivo reuniões do Programa “Tamojunto”, lançado em 2013 pelo Ministério da Saúde, ainda em formato pré-piloto. As secretarias municipais de Educação e Saúde estão envolvidas nos encontros, que têm como objetivo debater soluções para afastar crianças e adolescentes do consumo de álcool e drogas.  

O programa é realizado em quatro escolas estaduais no município (Laurita Ortega Mari, Gilberto Freyre, Antônio Ruy Cardoso e Denoel Nicodemos Eller Reverendo) e usa como base a metodologia Unplugged, criada por pesquisadores europeus e que aborda, em uma linguagem acessível para os adolescentes, diversas situações que podem levar ao uso de entorpecentes nas escolas.  

Em Taboão, o “Tamojunto” é desenvolvido com estudantes do 8° ano do ensino fundamental, que participam de 12 aulas aplicadas pelos professores da própria escola, que assim como os profissionais das secretarias municipais de Saúde e Educação envolvidos, recebem um curso de capacitação e material didático antes de colocar em prática as ações do programa. 

Os pais dos alunos também participam ativamente do “Tamojunto”. Três oficinas acontecem em cada escola, em que, reunidos com os profissionais da Saúde e Educação, eles são convidados a refletir, por meio de atividades pré-elaboradas que constam no material didático, sobre a relação com seus filhos. 

Em dezembro, acontecem reuniões dos profissionais envolvidos com o Ministério da Saúde, após a segunda oficina com os pais dos alunos. O objetivo dos encontros é apresentar os resultados alcançados no município e planejar as atividades da última oficina de pais em cada escola.  

Comentários