Maternidade Municipal apresenta a unidade para gestantes

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 7/10/2015

No mês de setembro, a Maternidade Municipal Zoraide Eva das Dores abriu suas portas para receber as gestantes que foram conhecer a unidade. As mamães que já haviam realizado o parto, mas ainda estavam internadas na unidade também participaram do encontro. 

As enfermeiras obstetras Adenilza de Souza e Maria Amélia Diniz de Moura passaram a manhã com essas gestantes promovendo orientações sobre os tipos de parto e os direitos da mulher no momento do parto; os cuidados no pós-parto, incluindo cuidados com o próprio corpo, com as próprias emoções e com o bebê; também falaram sobre a importância do apoio da família, sobretudo nesses primeiros momentos em que, para algumas mulheres, as habilidades maternas ainda estão sendo desenvolvidas. 

Mas a demonstração prática do parto ficou por conta do papai Anderson Machado de Paula. À pedido da equipe de enfermagem, Anderson, que estava acompanhando sua esposa Valéria Lima de Paula, aceitou a experiência de passar todo o período do encontro com uma barriga falsa que imita o peso e a sensação da gravidez, incluindo um boneco bebê. “É pesado, desconfortável, incomoda”, reclamou o papai. Pois é, Anderson, não basta ser pai. Na Maternidade Municipal Zoraide Eva das Dores, o pai tem que participar, sentindo as sensações da gravidez também. 

Com essa figuração, as enfermeiras demonstraram como se dá o nascimento, o primeiro choro, o corte do cordão umbilical, a retirada da placenta. 

Após as palestras e roda de conversas, as gestantes fizeram um passeio para conhecer todas as instalações da maternidade onde passarão esse momento marcante de suas vidas.

Comentários