Prefeitura de Taboão realiza Conferência para discutir Direitos da Mulher

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 17/09/2015

Mais de 300 pessoas participaram, no dia 04 de setembro, da 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. O evento, que aconteceu no CEMUR, foi organizado pela Prefeitura de Taboão da Serra através das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Econômico e Assistência Social. 

Abordando o tema ‘Mais direitos, participação e poder para mulheres’, a Conferência deu espaço à discussão de pontos importantes referentes ao papel do gênero feminino na sociedade. Igualdade de direitos e oportunidades, contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas foram aspectos debatidos na ocasião. No evento, foram eleitas dez delegadas e dez suplentes no município, com paridade entre governo e sociedade civil.  

A reunião contou com a presença de autoridades como o vice-prefeito, Laércio Lopes, e as secretárias municipais de Saúde, Desenvolvimento Econômico e Assistência Social; doutora Raquel Zaicaner, Laura Fávero e Arlete Silva, respectivamente. A secretária de Políticas Públicas de Jandira, Marli Lobato, também prestigiou o evento, que teve apresentações culturais com o coral e fanfarra da terceira idade e palestras ministradas pela assistente social Miriam Meneghini e a vereadora Joice Silva.  

A coordenadora dos Direitos da Mulher, Dra. Sueli Amoedo, explicou a importância da Conferência nas ações promovidas pela Coordenadoria do município. “Hoje, formamos quatro grupos para debater e levantar propostas que, posteriormente, serão levadas à 4ª Conferência Estadual de Políticas Públicas”, disse Sueli. “Esse é, sem dúvida, um passo importante para a construção da sociedade que queremos, com igualdade e direitos assegurados”, acrescentou à coordenadora. 

Trabalhando por elas 

A Coordenadoria dos Direitos da Mulher em Taboão da Serra atende cerca de 150 moradoras por mês nas mais diversas atividades, tais como terapias em grupo, assistência psicológica e jurídica. A fim de facilitar a inserção das mulheres no mercado de trabalho (posto que a dificuldade de encontrar emprego seja uma das principais causas de problemas de caráter social enfrentados por elas), a Coordenadoria tem parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, que viabiliza a participação das mulheres atendidas nos cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura.

O trabalho em rede desenvolvido pelas secretarias participantes é o retrato do trabalho do Prefeito Fernando Fernandes em construir políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da população.  

Delegadas Eleitas
• Representando o poder público:
TITULARES
Sueli Aparecida Angelo Amoedo
Cecilia Mitsue Harada Tsutsvi
Miriam Meneghini Rodrigues
Euzenir Aparecida da Silva Gonçalves
Duclys Marinho Trajano dos Santos
SUPLENTES
Neusa Maria Fidelis Brandão 
Ana Cristina dos Santos 
Nancy Matos Firmino de Jesus 
Carla Alessandra Borges
Daffiny Less Rodrigues
• Representando a sociedade civil:

TITULARES 

Maria Helena Verdille 
Angela Maria do Vale
Marcia Regina Garcia 
Maria Caldeiras
Aparecida Celia Tumilheiro

SUPLENTES 

Elisabeth Valente 
Maria das Graças Dutra do Valle 
Adamo Vlasta Budil 
Helena de Almeida Bochete
Marisa Caetano da Silva Reis 

Comentários