Cinema e Cidadania leva cultura e sustentabilidade para escolas públicas da região

Por Assessoria de Imprensa | 26/08/2015

Foi dada a largada para mais uma maratona do Cinema e Cidadania, projeto itinerante que tem como objetivo levar cidadania e transformação social para crianças de escolas públicas, por meio da sétima arte. Durante os meses de agosto e setembro, a equipe levará a produção para 10 cidades, onde serão realizadas sessões de cinema, oficinas, workshops e atividades teatrais abordando de forma lúdica temas voltados à sustentabilidade, meio ambiente, consumo consciente de energia, entre outros. 

Com patrocínio da AES Eletropaulo (por meio do mecanismo de incentivo fiscal da Lei ProAC – Programa de Ação Cultural) e realização da agência Fatto, o projeto será apresentado em escolas públicas nos municípios de Barueri, Carapicuíba, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Jandira, Mauá, Ribeirão Pires, São Bernardo do Campo, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista, com expectativa de atingir mais de 20 mil crianças com idades entre 6 e 14 anos.

“Com o Cinema e Cidadania, nós levamos para as crianças muito mais do que informação sobre temas relacionados ao meio ambiente. O que realizamos é um exercício de inclusão social, por meio da cultura e, com isso, esperamos fomentar cada vez mais em todos eles a importância do uso sustentável dos recursos aos quais ainda temos acesso, assim como a valorização do ser humano. Por esse motivo, buscamos retratar os assuntos de forma lúdica por meio de um projeto cultural. Nós estamos plantando uma sementinha em cada um, para que se tornem multiplicadores de atitudes para a preservação do planeta”, destaca Paulo Reis, diretor da Fatto Projetos.

Dinâmica do Cinema e Cidadania

O Cinema e Cidadania é realizado de forma totalmente lúdica, porém com muita responsabilidade. A programação é composta de projeção de curtas-metragens com temáticas que retratam questões ligadas ao meio ambiente e sustentabilidade e, além disso, são realizados workshops sobre os temas apresentados e oficinas de cinema.

A primeira etapa do evento consiste em trabalhar com os jovens em oficinas de animação para que possam exercitar criatividade e concentração, além de vivenciar a importância do trabalho em equipe. Durante a atividade, eles aprendem técnicas básicas e, ao final da capacitação, produzem um curta-metragem de um minuto. 

Antes da projeção dos curtas de animação, que têm duração de aproximadamente 40 minutos, uma dupla de atores inicia a apresentação teatral com duração de 15 minutos, momento em que abordam questões relacionadas ao desperdício de água, descarte correto de lixo, uso demasiado de energia, entre outras. Depois do filme, todos participam de uma espécie de debate para esclarecimento e reflexão sobre o que viram. Ao final, as crianças recebem pipoca e um livreto, com conteúdo de mesmo teor das apresentações.

Em cada escola incluída na programação, a equipe do Cinema e Cidadania realiza a montagem de toda a estrutura de cinema, assim como dos espaços para a realização das demais atividades que compõem o projeto. 

Sobre a Fatto Projetos

Empresa especializada no desenvolvimento de projetos por meio de mecanismos de incentivos fiscais, propiciando acessibilidade e democratização da cultura para a sociedade.

Sobre a AES Eletropaulo

A AES Eletropaulo atua na região metropolitana de São Paulo, distribuindo energia elétrica para 24 municípios paulistas em uma área total de 4.526 km². Em consumo e faturamento, a empresa é a maior distribuidora de energia da América Latina, atendendo 6,8 milhões de unidades consumidoras e, aproximadamente, 20,1 milhões de pessoas.

Agenda – 31 de agosto a 30 de setembro

Vargem Grande Paulista

Quando: 31 de agosto

Onde: E.M. Angelino Ângelo Rodrigues

Rua Luiz Mourão, n° 100 – Desm. Domingues Albano


Quando: 01 de setembro

Onde: E.M. João Camargo Ribeiro

Av. dos Industriais, 720 Jardim  Europa

 Jandira

Quando: 02 e 03 de setembro

Onde: EMEB Monteiro Lobato

Rua Imirim, 323 – Jardim Nossa Senhora de Fátima


Barueri

Quando: 08 e 09 de setembro

Onde: EMEF. Levy Gonçalves de Oliveira

Rua Professora Renilde de Almeida, 400 - Parque Imperial

 Carapicuíba

Quando: 10 e 11 de setembro

Onde: EMEF Miguel Costa Junior / Estrada Egilio Vitorello 2.132 – Jardim Angélica


Taboão da Serra

Quando: 15 de setembro

Onde: E.M. Ayrton Senna / Rua Nilton Bertani dos Santos, 255 Jardim das Oliveiras

 Embu das Artes

Quando: 16 e 17 de setembro

Onde: E.M. Paulo Freire /  Estrada de Itapecerica a Campo Limpo, 1904

Jardim Santa Emilia.

 Embu Guaçu

Quando: 21, 22 e 23 de setembro

Onde: E.M. Amanda Consuelo da Cunha / Rua Filarina Alves de Oliveira, 75

Bairro Cipó

 São Bernardo do Campo

Quando: 24 e 25 de setembro

Onde: E.M.E.B. Professora Janete Mally Betti Simões / Rua dos Vianas, 3.520

Jardim Industrial

 Mauá

Quando: 28 de setembro

Onde: E.M. Cora Carolina / Rua São João, 876 – Jardim Estrela 

Ribeirão Pires

Quando: 29 e 30 de setembro

Onde: E.M. Prof. Sebastião Vayego de Carvalho / Av. Vereador Rubens Mazieiro, 100 Ouro Fino Paulista.


Serviço:

Projeto Cinema e Cidadania

Quando: 31 de agosto a 30 de setembro

Onde: Escolas Públicas nas cidades de Barueri, Carapicuíba, Embu das Artes, Embu Guaçu, Jandira, Mauá, Ribeirão Pires, São Bernardo do Campo, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista

Comentários