Cadastramento biométrico em Itapecerica da Serra começa nesta segunda

Por Outro autor | 23/08/2015

O cadastramento biométrico dos eleitores da 201ª Zona Eleitoral de Itapecerica da Serra, que corresponde aos municípios de Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra e Juquitiba, porém, ainda NÃO obrigatório começa nesta segunda-feira, dia 24 de agosto. Os atendimentos serão feitos por ordem de agendamento, que estará disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral – www.tre-sp.jus.br.

Já para a solicitação de justificativa, pagamento de multa ou obtenção de certidão de quitação eleitoral, não será necessário agendamento, basta ir diretamente ao cartório. Os eleitores que não tiverem acesso à internet poderão ligar 148 para efetuar o agendamento. O custo é de uma ligação local. Com o comprovante de dia e horário marcado, o eleitor deverá comparecer ao Cartório Eleitoral com antecedência, munido de documentos de identificação e comprovante de residência atual (máximo de 3 meses). 

Os equipamentos que auxiliarão no processo de biometria já foram entregues ao Cartório Eleitoral, ou seja, os “Kits Bio”, composto de dispositivo de capturas de fotos, escâner para captura de digitais, maleta de transporte e cenário (mini-estúdio fotográfico com assento).
Com esses equipamentos, a equipe do cartório eleitoral realizará a coleta das impressões digitais, além de fazer a fotografia dos eleitores de maneira rápida e fácil. Um escâner de altíssima resolução permite uma leitura de qualidade das impressões digitais e um programa de computador faz o controle de qualidade automaticamente.

O que é – O cadastramento biométrico é o processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral, com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor através de impressão digital e fotografia. A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. A implantação no país vem sendo gradual.

Documentação – Para o cadastramento biométrico, o eleitor precisa apresentar um documento original (RG, CNH, Carteira de Trabalho), o título eleitoral (não obrigatório) e um comprovante de residência atual (no máximo de 3 meses), que passa ser OBRIGATÓRIO com a biometria. 

Serão aceitos os seguintes comprovantes:
Conta de luz, água ou telefone, envelopes de correspondência.
Contracheque ou cheque bancário em que conste endereço.
Declaração de proprietário de imóvel de que o eleitor ali reside em razão de locação, comodato, ou outras modalidades de cessão da posse.
Qualquer outro documento do qual se comprove ser o eleitor residente ou ter vínculo profissional ou patrimonial com o município.

Na hipótese de o eleitor residir com os pais ou outro familiar deverá apresentar, junto ao comprovante de residência, documento que ateste a filiação ou parentesco. Havendo dúvida quanto à autenticidade da declaração, o juiz poderá determinar a realização de diligências e, constatada a falsidade da declaração do endereço, o eleitor responderá nas esferas criminal, administrativa e civil.

Vale ressaltar que o jovem, com 18 anos ou mais e que tirará o título pela primeira vez, terá que apresentar o Alistamento Militar. 

Serviço: 
O Cartório Eleitoral funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, na Rua David Farah nº 25, Jardim Santa Isabel, Itapecerica da Serra (perto do Forum).

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 4666-5526 - 4666-3128






Comentários