Nova UBS Jd. Angela equilibra e melhora o atendimento ao público

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 18/08/2015

As secretarias de Saúde e a de Gestão Democrática reuniram-se na terça-feira (11/8), no salão da Paróquia São José e Santo Eduardo, com moradores e lideranças comunitárias para anunciar a entrega da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Jd. Ângela, que será inaugurada dia 29 de agosto na rua Flamengo, 66.

Esse novo equipamento de saúde está inserido na unidade administrativa que abrange os bairros do Ângela, Batista, Santa Rita e Jd. da Luz.

Até então, os moradores da região do Santo Eduardo e do Ângela são atendidos por duas UBSs, a do Santo Eduardo e a do Dom José.

Numa nova configuração, a UBS Dom José, que está em um prédio alugado com custo de mais de R$ 4.400 mensais (R$ 50 mil/ano), será remanejada e todos os usuários serão transferidos para a UBS Santo Eduardo, que fica na rua Franca, 171 - equipamento novo, entregue em fevereiro deste ano, que conta com clínico, ginecologista, pediatra, enfermeiro e Programa Saúde da Família (PSF).

No prédio da UBS Dom José há muitos problemas estruturais, não há acessibilidade, a fossa tem causado transtornos e o abastecimento de água é muito prejudicado.

Com a entrega da UBS Ângela, os moradores do Ângela, Batista, Santa Rita não precisarão mais se deslocar até o Santo Eduardo, pois terão uma UBS próxima das suas casas.

A estrada de Itapecerica a Campo Limpo será um divisor geográfico para ordenar o atendimento populacional da região, pois os domicílios que estão do lado esquerdo da estrada, no sentido Valo Velho, serão atendidos na UBS Ângela. Enquanto que os que estão do lado direito da mesma via serão atendidos na UBS Santo Eduardo - veja tabela abaixo da nota.

A medida ajusta o atendimento para que cada UBS (Ângela e Santo Eduardo) atenda cerca de 20 mil pessoas, conforme recomendação do Ministério da Saúde, atingindo um equilíbrio no atendimento ao público de ambas.

Com esta reestruturação, a Prefeitura economizará mais de 50 mil/ano com aluguel, pois a unidade do Ângela está em área pública e oferecerá condições melhores que o outro prédio não tinha.

A UBS Jd. Ângela tem uma estrutura adequada e moderna, e contará com clínico geral, ginecologista, pediatra, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo e odontologista. O prédio de mais de 700m² recém-construído possui 7 consultórios, diversas salas (de espera, medicação,vacina, curativo, coleta, eletrocardiograma, de grupos e administrativo), 4 cadeiras para odontologia, farmácia e rampa de acessibilidade.

Participaram da reunião a secretária de Saúde, Sandra Fihlie, o secretário adjunto de Saúde, Fausto Martino, o secretário de Gestão Democrática, Edson Bezerra, os vereadores João Leite e Carlinhos do Embu, Larissa Guaitoli (coordenadora da Atenção Básica) e Ulisses Silva (presidente do Conselho Municipal de Saúde).

Veja onde cada munícipe será atendido?

Clique aqui e veja as ruas atendidas pela UBS Ângela
Clique aqui e veja as ruas atendidas pela UBS Santo Eduardo
Endereços

UBS Jd. Ângela
Rua Flamengo, 66

UBS Santo Eduardo
Rua Franca, 171, telefones: 4782-4735/4149-5741

Comentários