Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente
Lixo é um dos temas a ser debatido dentro do Plano Municipal de Saneamento
A Prefeitura de Taboão da Serra está iniciando as discussões para elaborar o Plano Municipal de Saneamento (PMS), que servirá para a construção da política de saneamento da cidade, conforme determina a Lei Federal 11.445/2007, regulamentada pelo Decreto Nº.7.217/2010. Todas as cidades brasileiras devem elaborar o (PMS), que abrange as questões do sistema de esgoto, lixo (resíduos sólidos), água e drenagem, atendendo à Resolução Nº33, de 10/05/2007, do Conselho das Cidades, ligado ao Ministério das Cidades.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Ricardo Rezende, falou mais sobre esse estudo durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, ocorrida no último dia 4 de agosto. “A prefeitura já está trabalhando com os catadores da cidade através de uma cooperativa que já coletou 110 toneladas, no momento há 22 cooperados contribuindo com esse trabalho”.
Taboão da Serra já possui um Projeto de Resíduos Sólidos com informações que serão utilizadas no PMS. Esse projeto levantou, por exemplo, que a cidade produz 6 mil toneladas de lixo doméstico e 12 mil toneladas de lixo proveniente da construção civil por mês.
O secretário explicou ainda, que já identificou as matérias que compõem o lixo da cidade. “O lixo de Taboão da Serra é formado de papel, pano, estopa, louça, pedra folha, mato, entre outros materiais. Uma coleta organizada e seletiva irá otimizar ainda mais o trabalho de reciclagem”.
Nos próximos meses, Taboão da Serra irá promover várias reuniões nos bairros da cidade para tratar da elaboração do PMS, junto com a população.
Foto: Ricardo Vaz
Roseli R.Reis
Boa tarde. Estou fazendo um trabalho para a Faculdade Anhanguera sobre Gestão de Residuos e gostaria de mais informações da prefeitura sobre suas ações em relação a coleta seletiva.
Aviso: No momento do cadastro são capturadas informações que possibilitam a identificação individual do usuário e de seu computador
Neste sábado a noite, dia 5, os moradores das cidades da região puderam conferir, uma...
Dentro das festividades de aniversário de 135 anos de emancipação da cidade, a Prefeitura de...
Menos de 24 horas horas após aprovação quase que unânime do Plano Diretor de Embu das Artes...
As comemorações dos 87 anos da represa Billings na última terça-feira, dia 27 de março,...
Nesta quinta-feira, o Dia Mundial da Água completa 20 anos. A data, 22 de março, foi escolhida...
A Sabesp convida 40 alunos de judô da Associação Desportiva União da Comarca (Aduc) de...
A operação que provou sua eficácia dentro do princípio da prevenção continua e já estamos...
Mais um despejo irregular de entulho, ainda constante no município foi desmantelado em...
A Prefeitura de Taboão da Serra, através das Secretarias de Obras, Infraestrutura e Serviços...
A cidade de Taboão da Serra estava debaixo d´água. A chuva que atingiu a região, nesta...
Uma série de atrações desde Exposição de Orquídeas que começa no próximo sábado, passando por...
A Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Participação Cidadã, informa, nesse dia...
O atropelamento que matou, na noite da última sexta-feira, dia 11, Ednéia Abreu, mãe de três...