Lançamento da 3ª Olimpíadas Literárias será dia 14/8 em Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 3/08/2015

A Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Educação, convida a todos para o lançamento do edital da 3ª Edição das Olimpíadas Literárias, dia 14/8, 19h. A novidade este ano é a parceria da pasta com a editora Melhoramentos, que trará Ilan Brenman um dos mais importante autores de livros infantis do Brasil, ganhador de diversos prêmios e que tem suas obras traduzidas em vários países. O evento será no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (largo 21 de Abril, 29, Centro).

O tema de 2015 ainda está em debate com a comissão julgadora, que recebeu sugestões de todas as escolas participantes. O mote dos trabalhos será apresentado durante o lançamento do edital.

Leitura melhora o rendimento

As Olimpíadas Literárias são uma estratégia para promover a prática da leitura e da escrita nas escolas. Embora os professores já desenvolvam esse trabalho em sala de aula, nota-se a grande dificuldade dos alunos em atrelar as produções às técnicas ensinadas em sala de aula. O projeto é voltado para os alunos das fases 4 e 5, fundamental I e II, Educação para Jovens e Adultos (EJA) e para a educação especial (estudantes com deficiência), totalizando quase 20.500 pessoas.

“Notamos que as Olimpíadas Literárias têm aumentado o interesse dos alunos pelos livros pela quantidade de exemplares que são procurados nas salas de leituras das escolas. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), acima do esperado no ano passado, também é reflexo desse trabalho”, disse a assessora Técnico Pedagógico Cristina Morais.

Acompanhe aqui o cronograma de ações das escolas para as Olimpíadas

Comentários