Ciclovia de Taboão ganha elogios de especialista e recebe apoio de moradores

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 22/08/2010

A ciclovia implantada pela Prefeitura de Taboão da Serra é a alternativa para quem quer se deslocar pela área central da cidade, sem a utilização do automóvel. Desde o início das obras a prefeitura deixou claro que o objetivo da via é possibilitar um espaço de lazer e o deslocamento pelo veículo menos poluente do planeta: a bicicleta.


Devido ao risco de interrupção das obras e para esclarecer melhor à população, foi solicitado ao Instituto CicloBR uma “avaliação” da ciclovia de Taboão da Serra.
Alguns dos associados da CicloBR moram na região, que muito necessita de outras formas de lidar com a questão do tráfego intenso, sobretudo na hora do rush.

A avaliação da ciclovia de Taboão da Serra foi feita pelo diretor da CicloBR, André Pasqualini, acostumado a pedalar por diversas cidades, inclusive a capital paulista.


Ele elogiou o traçado, que tem 4km de extensão, e a iniciativa da cidade em implantar esse projeto. “O plano é muito óbvio e tem tudo a ver com a lógica do ciclista, que é usar os fundos de vales porque são os locais mais planos. E é bem paralelo a BR, justamente no trecho mais complicado da rodovia que não tem acostamento e você precisa dividir espaços com os motoristas onde já gerou alguns acidentes”, diz o diretor da CicloBR.


Recentemente a mesma CicloBR organizou um protesto na Av. Eliseu de Almeida, no Butantã, para cobrar a Prefeitura de São Paulo, que prometeu uma ciclovia no local, mas entregou uma “cicloterra”.


Diferentemente de São Paulo, Taboão saiu na frente e já é possível perceber vários ciclistas utilizando o espaço, além disso, enquanto na capital o grande objetivo é o lazer, em Taboão da Serra a ciclovia ganha em importância, já que a cidade vem se desenvolvendo e crescendo rápido, o que torna urgente outras formas de deslocamento, além do carro e do ônibus.


A Prefeitura de Taboão da Serra e a CicloBR organizaram uma reunião com moradores e ciclistas da cidade para a discussão do tema. No encontro, também foram apresentadas sugestões de melhorias da ciclovia, como a sinalização em alguns trechos e diminuir o limite de 50km na Av. Armando Andrade, mas principalmente conscientizar motoristas, ciclistas e moradores sobre posturas e comportamentos no trânsito e realizar debates sobre a legislação.

Foto: Ricardo Vaz

Comentários