Mais de 450 atletas participaram dos Jogos Cooperativos da Melhor Idade em Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 19/07/2015

Vôlei e basquete adaptados, bocha, oficinas artesanais e jogos de mesa. Durante os três dias de duração da 11ª edição dos Jogos Cooperativos, realizado pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI), através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, os idosos deram um show a parte com muita animação e espírito esportivo. 

No dia seguinte após a festa da abertura e  apresentação das coreografias, as cidades iniciaram os torneios. Os jogos de mesa (dominó e truco), exigiram concentração nas jogadas e uma dose de sorte. As rodadas foram muito acirradas e só acabaram ao meio dia. Na bocha,  esporte criado na época do Império Romano, as mulheres marcaram presença e levaram a melhor ganhando várias partidas. O vôlei e o basquete adaptados também foram disputados ponto a ponto em todos os jogos. Em todas as modalidades, as equipes foram montadas com participantes de diversas cidades para despertar o sentido de cooperação. 

A oficina artesanal  também teve muitos participantes. Voltada para quem já estava praticando outra modalidade mas, principalmente, para os que vieram para prestigiar sem competir, a oficina trouxe decupagem em garrafas de vidro. Cada um levou de lembrança suas garrafinhas decoradas e houve ainda sorteio de peças de artesanato entre os presentes.

Bailando no encerramento 

O baile de encerramento dos Jogos Cooperativos já está se tornando tradição. Os idosos fecharam, dia 16/7,  o campeonato com mais um animado encontro com música e muita animação. Aproximadamente 350  atletas de Cajamar, Embu Guaçu, Carapicuíba, Francisco Morato, Itapevi, Jarinu, São Lourenço da Serra, Vargem Grande Paulista e  Embu das Artes foram recebidos no Parque Francisco Rizzo para a festa de despedida. 

Animados pelo tecladista Zito Baia, a melhor idade não parou um minuto ao som de sucessos sertanejos e populares. Cada cidade recebeu um troféu pela participação. Mais de 100 servidores trabalharam durante os três dias dos jogos.

“Foi tudo incrível, as coreografias estão cada vez mais elaboradas, a cada ano vemos mais evolução, e todos com muito foco e energia. Todos disseram que estarão de novo conosco no ano que vem”, disse a coordenadora do CCI, Rosemari Lopes. 

Maria Aparecida Oliveira, 63, mora no Jd. independência e se disse muito animada com os jogos: “Gostei muito de participar assistindo e incentivando minha cidade. Infelizmente esse ano estou com um problema no joelho, mas vim para dar força. Foi inesquecível”, contou.

Sem parar de dançar, o senhor Domingos Rodrigues, 73, morador de Cajamar, disse à reportagem que tudo estava bom demais: “Isso aqui é o paraíso! Está muito bom mesmo, a organização está de parabéns”. 

Moradora de Embu-Guaçu há mais de 50 anos, Celina Augusta da Paixão, 67, também era só animação: “Venho todos os anos. Danço, jogo vôlei, isso sim, é terapia”, falou.
“Moro em Francisco Morato e é a primeira vez que venho para os jogos e estou adorando tudo. Fomos muito bem recebidos no alojamento, está tudo muito bom”, falou Francisca Maria, 70.

Augenir Valéria Duarte, 67, mora em Cajamar e falou da ansiedade que sente sempre que a data dos jogos se aproximam: “Venho todos os anos e não vejo a hora de chegar aqui. Encontro amigos de outras cidades, me divirto muito. Ano que vem, estou aqui de novo, se Deus quiser”. 

Emília Rosa, 60, é de Francisco Morato e estava encantada com a estrutura do campeonato: “Foi maravilhoso, o atendimento de vocês foi nota 1000, adorei! Ano que vem estou aqui de novo”.

Comentários