Secretaria de Saúde do Estado suspende vacinação contra raiva de cães e gatos

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 20/08/2010

A prefeitura de Taboão da Serra informa que está suspensa a vacinação anti-rábica de cães e gatos seguindo a decisão da Secretaria de Estado da Saúde que recomenda, por precaução, a todos os municípios paulistas que suspendam imediatamente a campanha. A decisão ocorre porque o número de reações adversas notificadas à Coordenadoria de Controle de Doenças da pasta está acima do observado em anos anteriores, podendo, na avaliação dos técnicos da Secretaria, colocar em risco a vida dos animais imunizados.

Em Taboão da Serra, o Centro de Controle de Zoonoses seguiu a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde e suspendeu a vacinação anti-rábica de cães e gatos até receber novas orientações. A população está sendo orientada a manter seus animais em observação e entrar em contato com os telefones 4701-8147 ou 4786-3287 para mais informações ou relatar reações adversas.

“O momento exige seriedade na avaliação das causas dos problemas encontrados, pois além de preservar a saúde dos animais, está em jogo a credibilidade dos programas de vacinação em massa promovidos pelo Ministério da Saúde. Controlamos a raiva urbana no estado de São Paulo com estes programas e é necessário manter os níveis de adesão dos proprietários para a cobertura vacinal de 80% da população de cães e gatos existentes”, explica o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses Clóvis José de Sá.

Foto: Ricardo Vaz

Comentários