Estrada das Veredas em Embu das Artes terá ciclovia de 1,8 mil metros

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 3/07/2015

Somente nesta semana a população de Embu das Artes está sendo atendida com o início de três importantes obras: Programa Asfalto Novo, na estrada da Barcelona, no bairro Itatuba; alargamento, pavimentação, iluminação, drenagem, construção de pista de caminhada e de ciclovia, na estrada das Veredas, no bairro São Francisco; e a duplicação da rua Jorge de Souza. As obras na estrada das Veredas começam na segunda, 6/7, 8 horas. No encontro com moradores, realizado no salão da Igreja do Avivamento Bíblico, no Jd. dos Moraes, em 2/7, o prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, convidou a todos para acompanharem as obras. 

“Quando o Rodoanel começou a ser construído, queriam fechar a estrada das Veredas. Ficamos três anos brigando com o Rodoanel para não fechar. Como é área de manancial, não pode ter qualquer asfalto. Desenvolvemos o projeto, com bloquetes, raquetados, intertravados, que aguentam carreta, e a empresa já está contratada para a obra. Qual a importância desse projeto? A pavimentação vai tirar o bairro do isolamento, trazer o desenvolvimento”, declarou o prefeito. 

A obra na estrada das Veredas, hoje sem asfalto e sem iluminação, será realizada com verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), de R$ 4.711.716,02, para rede de drenagem, calçada, pista de ciclismo, pista de caminhada e iluminação. As obras serão realizadas no trecho da estrada das Veredas que sai da avenida Rotary e vai até a estrada dos Moraes, com ciclovia de 1.800 metros em toda essa extensão. Depois de prontas vão permitir acesso aos bairros vizinhos, como Moraes e Colégio. 

A moradora do Jardim dos Moraes Tânia de Castro Pugno Cursino comemorou. “Essa obra é ótima. Nós estávamos precisando disso! A gente precisa de bastante comunicação com a turma de lá e de cá! Onde eu mora estava sendo muito abandonado. Um ótimo serviço. A hora que terminar de fazer eu gostaria de agradecer o prefeito pessoalmente por tudo isso”, afirmou. Já o morador Isaias Odeias, considerou essa uma parte dos problemas resolvidos. “Se é para melhorar o bairro é ótimo”, disse.

Nova base da GCM 

Depois de ouvir o prefeito convidar a todos para acompanharem as obras públicas e ajudarem a cuidar da sua manutenção, orientando aquele que destrói a preservar o que também é dele, Iaías declarou: “Está faltando segurança pública, combate ao vandalismo, educação do povo. Falta alguma coisa. Tem duas quadras aqui embaixo, onde jogo bola. O prefeito fez a parte dele, duas quadras boas, mas eles quebraram. Por que bairro de classe média alta é bom e o da gente aqui, não? Acho que é educação!”

Quanto à segurança, o prefeito anunciou que será instalada na região, ainda neste ano, uma base da Guarda Civil Municipal (GCM), semelhante à do Santa Emília, que, além deste, atende os bairros Jd.Júlia, Vila Preciosa, Jd. Kennedy e Jd.Emílio Carlos. “A unidade daqui vai atender cinco bairros, funcionando 24 horas por dia. Vamos pensar na melhor localização”, disse Chico Brito. Declarou que fica triste ao ver equipamentos danificados, após passar por reforma, como a quadra do Moraes, por exemplo. Para ele, todos devem contribuir para a cidade ficar melhor. 

No encontro estavam o presidente da Câmara Municipal, Nei Santos, os vereadores Jabá, Jefferson do Caminhão e Júlio Campanha, os secretários Nélson José Pedroso (Obras, Edificações e Orientação Urbana), Mário Alves (Serviços Urbanos), os pastores Marcos Alberto e Edna, entre outros. 

Comentários