Câmara Municipal de Embu das Artes promove 1° Sessão Jovem

Por Assessoria de Imprensa | 23/06/2015

Uma parceria entre a presidência  da Câmara Municipal e a secretária de Educação de Embu das Artes promoveu na manhã desta terça-feira,  23, a primeira sessão do projeto Sessão Jovem .

O  projeto é uma iniciativa do presidente da Câmara, vereador Ney Santos e tem a  finalidade  de por os estudantes em contato com a vida pública da cidade, seja com  o Poder Legislativo ou  Executivo, para conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do estado democrático.

A primeira escola a participar do projeto foi a escola Paulo Freire. Um total de 100 alunos do 5º ao 9º ano participaram  no auditório Mestre Gama, da primeira sessão do  projeto.

Após um coffee break servido a todos presentes, foi feita a formação oficial da mesa, com a presença do presidente da Câmara Municipal  vereador Ney Santos,e dos vereadores Clidão do Táxi, Carlinhos do Embu, Jabá do Depósito e da vereadora Rosana do Athur, e ainda da  assessora educacional e administrativa da secretaria de educação  Lídia Balsi. Tambem participaram a coordenadora da equipe de apoios orientação pedagógica  Luciane Cavalhieri, coordenador da educação de jovens e adultos  Vinícius Zamataro, professor de história  Edson Segala e  a professora de língua portuguesa  Marisa Santos.

A Escola Municipal Paulo freire, que tem como diretor o professor  Vilso Giron, foi representada pelos coordenadores professores  Edson Segala e a Professora  Marisa Santos.

A sessão teve o seu ápice na formação da mesa composta pelos jovens vereadores.  Cada classe elegeu dois representantes, um aluno e uma aluna. Foram eles Geovana Santos, Mateus Marques, Karoline Cunha, Felipe Araújo, Luana Constantino, Natan Henrique, Julia Cristina e Paulo Henrique, que foram ovacionados pelos seus companheiros de classe.

O tema da primeira sessão jovem foi a redução da maioridade penal. O debate foi iniciado com as falas dos coordenadores professores  Edson Segala e professora Marisa Santos. Logo após cada um dos jovens vereadores deu sua contribuição explanando suas opiniões sobre o tema. Uma votação simbólica presidida pelo presidente da Casa vereador Ney Santos, foi realizada.

Na sequência  os vereadores jovens trouxeram os questionamentos e falaram das suas respectivas turmas. Eles fizeram perguntas para serem respondidas pelos vereadores e representantes do governo. 

O presidente da Câmara  Municipal, Ney Santos, enalteceu a iniciativa e ressaltou a importância dos jovens participarem da vida pública da cidade onde moram. “Pois só com pessoas politizadas é que podemos mudar os rumos da nossa democracia, com a participação de cada um de vocês podemos mudar a história do nosso País", finalizou Ney Santos.

Assessoria de comunicação CMETE 

Comentários