Festival da Cultura Japonesa continua com programação em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 17/06/2015

Nesta semana, Embu das Artes continua apresentando o Festival da Cultura Japonesa, aberto em 12/6, com a Exposição Nikkei Arte e Craft e Exposição do Grupo Matsu, que encenou peça do Teatro Nô, a arte teatral clássica do Japão, de música, dança e poesia, do século 14. Na ocasião, foi homenageado Sussumo Harada, artista plástico e pesquisador dos caminhos do Peabiru, e feito um minuto de silêncio por artistas da comunidade nipônica que fazem parte da história da cidade, como Tadakiyo  Sakai  (1914/1981), Yuji Arimizu (1952/2014) e Iwao Nakajima (1934/2011), cujas obras estão na mostra Nikkei. 

“Eu me sinto honrado pela homenagem, porque são momentos significativos para mim. Faço pesquisa do Peabiru há 25 anos e essa é uma das primeiras homenagens que recebo. A prefeitura de Embu das Artes está de parabéns por abrir espaço para pintores de origem japonesa e trazer mais união com os brasileiros”, disse Sussumo. Para o secretário de Cultura, Alan Leão, o festival é um dos mais importantes eventos do calendário oficial da cidade e de aproximação dos povos brasileiro e japonês. O evento contou com a participação de Sadao Nagata e Paulo Nobuo Sugawara, da Associação Embu-Hino, cidades irmãs, artistas, entre outros.  O coquetel de abertura foi patrocinado pelo Restaurante Irashay Culinária Oriental. 

Na Exposição Nikkei Arte e Craft, com curadoria de Paulo Dud, o artista Sussumo Harada expõe tótens feitos de dormentes e bijuterias, ao lado de pinturas e esculturas de: Auro H. Okamura, Daniel Ryo  Shinozaki (1965/2010), Eduardo Kenji Takebayashi, Eiji Yajima, Eliana Tsuru, Getsusen Kobayashi, Graciela Ines Wazizaka Yamada, Hikoji Yamada, Hiromi, Iná Uehara, Isamu Araki, Kamori, Kasuhe Shizuru, Katsunori Nishio, Kenichi Kaneko, Milton Takada, Mitiko Aragaki, Sussumo Harada, Tomas Yoshio Makiyama, Toyota, Vilma Kano, Yasuichi Kojimo, Yoshiaki Yatsunami. Já a mostra do Grupo Matsu, integrado por Jun Ogasawara, Kenjiro Ikoma e Toshi Tanaka, contém óleos sobre tela que retratam as diversas fases do  teatro Nô.

Embu na trilha do Peabiru 

Sussumo Harada decidiu pesquisar os valetões, segundo ele, feitos, por volta de 1200, por incas e seus aliados, que seriam tribos nativas da América do Sul, depois de observar as escavações, consideradas por muitos divisas de fazendas. São trilhas com pedras picotadas nas laterais, segundo o pesquisador. Essas trilhas que vêm do Paraguai, saindo de Sorocaba para São Paulo, têm 80 cm de profundidade e até 1, 40m de largura. “Os incas tinham o domínio do metal. Portanto, podiam produzir ferramentas e cultivavam muitos alimentos. Foram sustentando essa trilha que vem do Paraguai até a costa atlântica, que é o nosso lado.” Sussumo Harada lançará novo livro sobre o assunto nos próximos dias. 

No livro, Sussumo fala da primeira aldeia de Manoel da Nóbrega, que originou a Aldeia M’boy. O local no município é indefinido e não há como mapear, sem equipe e verba para esse fim. “Grandes historiadores falam em 36 léguas. Uma légua são 6 km. Já imaginou procurar a primeira aldeia nessas 36 léguas. Muitos vestígios estão desaparecendo com o desenvolvimento da cidade. Por isso é urgente formar uma comissão de estudo”, diz. 

O Festival da Cultura Japonesa de Embu das Artes, promovido pela Prefeitura da Cidade, por meio da Secretaria de Cultura, também resulta da interação entre os dois povos. Acompanhe a programação, com cerimônias religiosas, visita de monge budista, workshop e Anime Fair Compact Edition, que terá desfile de cosplay, Maid Café, card games, estandes de vendas, palestras, salas temáticas, histórias dos famosos quadrinhos japoneses e suas personagens. A programação é gratuita e para toda a família.

CENTRO CULTURAL MESTRE ASSIS DO EMBU (largo 21 de Abril, 29) 

Diariamente, das 8 às 17h
Visita às exposições Nikkei Arte e Craft e do Grupo Matsu
21/6, domingo, 15h –  Teatro Nô
24/6, quarta-feira, 15 e 17h – Workshop (maquiagem, cenário, figurino, preparação de ator)
28/6, domingo, 10 às 18h – Anime Fair

Palco 

10 às 13h – Animekê livre
13 às 14h – palestra Conheça um Maid Café
14 às 15h – apresentação de dança – Grupo Bez Bebek
15 às 16h30 – palestra Vida de Cosplayer
16h30 às 18h – Desfile Cosplayer
Demais dependências
Oficina de desenho
Just Dance
Balada Party.rar
Card Game
Tiro ao Alvo
JAZIGO FUNERÁRIO/ MONUMENTO AOS IMIGRANTES FALECIDOS
Cemitério do Rosário, na Avenida Elias Yazbek, 1713
14/6, domingo, 10h – 57ª Cerimônia Ecumênica em Homenagem aos Antepassados
TEMPLO DYOIN/ BUDISMO SHINGON (rua Prof. Mário Osassa, 1149 (final da rua, Jardim Magali)
20/6, sábado, 14h – “Aoba Matsuri” – celebração do nascimento do Buda Kukai. Templo Dion-In (rua Professor Mário Osassa, 1149, fim da rua, Jd. Magali)
Informações: 4785-3686 / 4785-3563






Comentários